Secretaria de Esporte e Lazer do município apresenta projetos à comunidade

Por Vítor Campanha

Dois mil e nove é o primeiro ano de existência da Secretaria de Esporte e Lazer de Juiz de Fora. Criada na atual gestão da Prefeitura, a secretaria já pôs em prática inúmeros projetos para as comunidades do município. Além disso, foi aprovado o regimento da secretaria, que garante uma vida útil longa do órgão para as próximas gestões municipais.

 

Projeto Nadar

Projeto Nadar

Projetos

Segundo o Secretário de Esporte e Lazer de Juiz de Fora, Renato Miranda, levar o lazer e fomentar o esporte nos bairros era uma demanda social importante que a secretaria deveria sanar. Ele citou os projetos esportivos que fazem parte do JF Esporte e Cidadania, atendendo a população e proporcionando atividades físicas variadas nos 48 bairros de Juiz de Fora que estão envolvidos no programa, atingindo 10 mil pessoas.

 Projeto Nadar

Oferece às comunidades atividades de natação e hidroginástica (foto).

 Projeto Caminhada Orientada

Em parceria com 25 UBS’s (Unidades Básicas de Saúde), adultos e idosos são orientados na prática de caminhada. São atendidos principalmente grupos de risco, como hipertensos, diabéticos e obesos.

 Projeto Esporte Adaptado

Garante o direito ao esporte para pessoas com deficiência física, visual, auditiva e mental. São oferecidas atividades de natação, hidroginástica, futsal, basquete, vôlei, goalball, atletismo, dança e ginástica.

 Projeto Dança e Ginástica

É a atividade de maior procura do JF Esporte e Cidadania. Estimula a prática da ginástica aeróbica, localizada e postural além da dança como uma atividade física em 20 bairros.

 Projeto Iniciação Esportiva

O projeto tem como objetivo de estimular a prática de esportes, como futsal, futebol, vôlei, handebol e basquete em 22 comunidades.

 Laboratório de avaliação e prescrição de atividades físicas

Acompanha os praticantes de atividades físicas nas comunidades de forma itinerante, através de exames de bioimpedância e determinação do IMC (índice de massa corporal). O laboratório também avalia os praticantes de caminhada que não estão diretamente envolvidos com o projeto.

 O aposentado Josemir Fontes, do bairro Mariano Procópio, participa da Caminhada Orientada há três meses. “Com acompanhamento de profissionais temos muito mais segurança pra fazer exercício. E trazer isso até nós é muito importante. Nessa idade não podemos ficar parados, senão enferrujamos”, diz o ex-bancário de 65 anos.

 

Competições

Competições esportivas também estiveram na pauta da secretaria. Foram organizadas a Copa Bahamas de Futebol, com mais de 300 times; a Copa CAEM de Futebol; copas de futsal e handebol categorias infantil a veterano; jogos intercolegiais,  além do torneio de tênis internacional que terminou em agosto. A competição faz parte da série mundial Futures, da International Tennis Federation (IFT) e contava pontos para o ranking ATP (Associação dos Tenistas Profissionais).

 Ainda de acordo com Renato Miranda, atletas de modalidades como tai kwondo, jiu-jitsu, ginástica e fisiculturismo tiveram viagens financiadas para competições no exterior. Dentre os destinos, destacam-se México, Estados Unidos, Austrália e Peru.

 

About these ads

2 Comentários

Arquivado em Esporte

2 Respostas para “Secretaria de Esporte e Lazer do município apresenta projetos à comunidade

  1. Pingback: Inscrições abertas para aulas gratuitas de natação e ginástica na Zona Oeste « Juiz de Fora Online

  2. Rafael Lyra

    vocês estão de parabéns por invetir no esporte !!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s