Cópia de texto da internet configura crime de plágio

A facilidade cada vez maior de acessos aos mais diversos tipos de trabalhos, torna a grande rede um ambiente propício a esse crime

Por Giselle Clara

Control +C, control +V. Mesmo quem nunca mexeu em um computador já ouviu falar nestes atalhos. O control C serve para copiar informações e o Control+V para colá-las em outro local. É necessário ter em mente que os dados copiados devem ser creditados ao autor, mas isso nem sempre acontece.
DSC04131

copiar dados da internet é fácil e rápido

A facilidade da internet pode ser tentadora em casos em que uma pesquisa escolar tenha que ser entregue com urgência. O problema pode ser resolvido com a montagem de diversos outros textos que falam do mesmo assunto

O plágio

A cópia indiscriminada pode ser considerada crime de plágio. De acordo com a enciclopédia livre Wikipédia, plágio é o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, etc) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original assumindo a autoria da mesma.

Essa atitude pode ser entendida como um crime contra a propriedade intelectual. Quem copia um trabalho de outra autoria, pode pagar multa ou até ser preso pelo período de três meses a um ano.

O ambiente acadêmico

Muitos atos de plágio acontecem, sem intenção declarada, em ambientes acadêmicos. Os professores pedem trabalhos de pesquisa e os alunos, muitas vezes fazem cópias de artigos prontos que estão disponíveis na internet.

Rosângela Nogueira tem um filho no oitavo ano do ensino fundamental. Ela considera que a falta de acompanhamento dos pais resulta na falta de interesse dos filhos pela pesquisa aprofundada. Ouça o que ela diz.

Mas o plágio muitas vezes chega ao ambiente profissional. Uma jornalista do jornal O Estado copiou a crítica do filme Transformers 2  feito pelo comentarista Marcelo Hessel e publicou-a na íntegra. Esse fato gerou polêmicas e criou uma certa ameaça à imagem da profissional.

transformers
A foto tirada do site comunique-se, é da matéria copiada pela jornalista.
site omelete

Crítica original feita pelo site omelete.com

Para o Jornalista André Cristino, este desvio pode acabar com a carreira de um profissional e ainda destruir a imagem da empresa pra qual ele trabalha. Ouça a opinião dele (sonora).

About these ads

Deixe um comentário

Arquivado em Cotidiano

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s