Conscientização, reciclagem e preservação ambiental

Por Anelise Polastri Ribeiro

Boneco de jornal feito por funcionários do Demlurb

 

usina de reciclagem do lixo do Demlurb

A coleta seletiva e a reciclagem são de extrema importância para o aumento da vida útil do aterro sanitário da cidade, pois diminui a quantidade de resíduos destinados a ele. Segundo o Demlurb, 90% dos bairros de Juiz de Fora têm coleta seletiva, mas muitas pessoas ainda não têm consciência disso ou não se preocupam em separar o lixo reciclável e colocá-lo na rua no dia e na hora certos.

“A população tem que cooperar com o nosso trabalho, separando o lixo reciclável e colocando-o nos dias e horários adequados. Doar materiais de plástico, papel e alumínio para os catadores, também é uma alternativa que ajuda bastante, já que 50% dos resíduos que vão para o aterro são de materiais recicláveis”, comenta a coordenadora do setor de educação ambiental do Demlurb.

Com relação à destinação de pneus, a cidade possui um Ecoponto, implantado na Usina de triagem do Demlurb, que tem como objetivo desenvolver ações conjuntas e integradas para a preservação do meio ambiente, por meio do recebimento, armazenamento e encaminhamento para a destinação final de pneumáticos inservíveis gerados no município de Juiz de Fora e entorno.

 

A cidade está caminhando para um melhor reaproveitamento do lixo reciclável. No entanto, ainda é muito baixa a quantidade de material recolhido pela coleta seletiva. Além da pouca conscientização da população sobre como destinar resíduos recicláveis, ainda são escassas as lixeiras que orientam a separação do lixo na cidade. Muitas vezes, quando existem, apesar da diferenciação de cores (amarela, azul, verde e vermelha), não há indicação de que tipo de material deve ser colocado em cada compartimento.

objetos reciclados

Objetos reciclados

 

Quem se interessar, pode requisitar uma palestra para um grupo de pessoas. Para informações sobre o dia de coleta seletiva, requisição de palestras e ecoponto, telefone para 3690-3538 ou acesse o site do Demlurb, http://www.demlurb.pjf.mg.gov.br

Reciclagem e cidadania

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) População de Rua realiza um programa, no qual moradores de rua fazem artesanato com material reciclado. O “Projeto Ecológico” teve início em agosto de 2009 e ainda tem poucos participantes. Apesar disso, existe muita motivação por parte dos coordenadores para que outros assistidos do Creas se interessem pelo projeto. O trabalho é feito com garrafas pet, caixas de leite, CD`s e retalhos.

A importância desse projeto é fazer com que eles aprendam a reciclar e vejam quantas coisas bonitas podem ser feitas com materiais que seriam jogadas no lixo. Esta é uma forma de preservar nosso planeta, ao mesmo tempo em que pode se tornar uma fonte de renda”, ressalta a professora de artes do Creas, Rosângela Delgado Pires.

Os artesanatos feitos pelos participantes do “Projeto Ecológico” são vendidos na Tenda Solidária do Mercado Municipal e no Espaço da Arte, que fica na rede ferroviária. Dentre os produtos, podem ser encontrados guirlandas, castiçais, caixinhas, almofadas e tapetes. Cinquenta por cento do valor é repassado aos participantes e a outra metade é destinada à compra de materiais utilizados na confecção das peças.

professora artes

Para Cláudio da Silva, que é assistido pelo Creas, o programa representa uma oportunidade em sua vida. “Este projeto melhorou muita coisa em minha vida, porque aproveito o tempo fazendo artesanato, ao invés de ficar andando pela rua, sem fazer nada ou tomando cachaça”, comenta.

Para a professora, ainda são muito poucas as campanhas de conscientização da população que estimulem a separação do lixo para a coleta seletiva e o incentivo ao uso de resíduos recicláveis como matéria prima.

 

Cláudio
Cláudio fazendo almofada de fuxico

About these ads

Deixe um comentário

Arquivado em Cotidiano

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s