Carteira Nacional de Habilitação cada vez mais difícil em Juiz de Fora

Falta de examinadores e demanda muito grande de exames dão prejuízos a muitos alunos

Por Lílian Máximo

Completar 18 anos e tirar a carteira de habilitação é o desejo da maioria dos jovens atualmente. Porém, o que antes era alegria pode virar sofrimento. A prova de direção em Juiz de Fora está cada vez mais difícil, seja pelo rigor dos examinadores ou, até mesmo, pela dificuldade em marcar as avaliações.

De acordo com o instrutor de uma auto-escola da cidade, Fernando Batista, a equipe de avaliadores está sobrecarregada e, cada dia mais, aumenta o número de alunos, o que piora o atraso nos exames. “O processo dura um ano e, normalmente, os alunos só conseguem fazer três exames, no máximo. Eles não estão tendo muitas oportunidades de serem avaliados. Muitos estão perdendo a pauta”, diz.

Juiz de Fora conta, atualmente, com oito examinadores, sendo que um deles está afastado por motivo de saúde. Os sete restantes precisam ir, toda sexta-feira, até São João Nepomuceno ou Lima Duarte, já que também são avaliadores dessas cidades. Portanto, toda a demanda de exames de Juiz de Fora precisa ser suprida em três dias da semana: terça, quarta e quinta-feira.

trânsito

Muitos alunos ainda não estão preparados para o trânsito da cidade

“Hoje é muito difícil tirar a carteira de motorista. O sistema disponível para que a auto-escola faça o cadastro de alunos fica apenas 50 segundos no ar para cada um. Se, por acaso, o cadastro não for executado neste tempo, ele só estará disponível na próxima semana”, comenta Fernando.

Como uma forma de protesto contra a situação caótica vivida nas auto-escolas da cidade, vários instrutores e alunos estão organizando uma passeata no centro de Juiz de Fora na próxima quinta-feira. “Estamos contando com a participação de vários alunos, porque todos estão reclamando das dificuldades que vêm enfrentando”, afirma o instrutor.

Em Juiz de Fora é mais difícil a aprovação no exame de motorista?

Para Fernando Batista, os examinadores da cidade são, sim, rigorosos e cobram todas as regras. Entretanto, para o instrutor, o rigor adotado nos exames não é o único motivo para a reprovação. Segundo ele, muitos candidatos não conseguem a habilitação por irem totalmente despreparados para a prova: “Os alunos acham que só de conseguirem passar a primeira, a segunda e a terceira marcha já estão prontos para a prova. Hoje, muitos fazem apenas 20 aulas e acreditam que podem ser avaliados, o que não é verdade. Dirigir é muito complicado, ainda mais em uma cidade como Juiz de Fora, com o número de carros aumentando cada dia mais”.

Por via das dúvidas, a estudante Nathalie Guimarães preferiu não arriscar e fazer a prova de direção em outra cidade. Ela conta que sempre ouviu os amigos reclamarem da dificuldade em ser aprovado e decidiu tentar tirar a CNH em Viçosa. “Eu fiquei muito surpresa quando descobri que um amigo meu, que começou as aulas teóricas bem antes de mim aqui em Juiz de Fora, iniciou as aulas práticas muito depois. Essa foi uma das vantagens de ter ido para outra cidade. Lá, é muito mais rápido”, comenta a estudante.

Mas, a transferência de pautas, por parte dos candidatos, para outras cidades “menos rigorosas” na hora do exame, muito comum antigamente, não está mais tão simples de ser feita. Para tentar deter o avanço de muitos alunos para locais da região, já se tornou necessária a apresentação do título de eleitor ou de algum comprovante de residência para que a transferência seja feita.

Segundo Fernando, o rigor na hora dos exames é necessário e deve ser visto de forma positiva. “Só em Juiz de Fora nós temos 155 mil carros rodando. Todo ano são emplacados mais de sete mil veículos. Os espaços estão encurtando e o trânsito ficando pior a cada dia. Em um cenário como esse, é preciso ter pleno domínio da direção”, afirma o instrutor.

2 Comentários

Arquivado em Cotidiano

2 Respostas para “Carteira Nacional de Habilitação cada vez mais difícil em Juiz de Fora

  1. NEUZA DA SILVA FAWAZ

    REALMENTE A DIFICULDADE PARA TIRAR CARTEIRA DE HABILITAÇÃO AKI É ENORME, EU MESMA FIZ AULAS NA AUTO ESCOLA ANDORINHA, FICARAM ME ENROLANDO FIZ 80 AULAS DE DREÇÃO , DEMORARAM MARCAR MEU PRIMEIRO EXAME DE LEGISLAÇÃO, E OS EXAMINADORES INFELISMENTE NOS DEIXA NERVOSOS, POIS OS MESMOS, JÁ ENTRAM NO CARRO COM CERTA ARROGANCIA , MAL HUMORADOS, E DO JEITO QUE FALAM COM A GENTE QUERIAM QUE NASCESSEMOS DIRIGINDO, SENDO QUE É VERÍDICO QUE SÓ SEREMOS BONS MOTORISTAS COM A PRATICA DO DIA A DIA , POIS ASSIM É COM TODOS QUE HOJE TEM CARTEIRA DE HABILITAÇÃO, CHEQUEI A TOMAR PAU PQ O EXAMINADOR , NÃO NS MANDA FAZER 3 VEZES UMA MANOBRA QUE É DE LEI, 1º PAU QUE ME DERAM ALEGARAM QUE EU NÃO OLHEI NO RETROVISOR, FALTA LEVE, DAI ELES MARCAM 3 ITENS VAI ENTENDER. TOMEI 3 PAUS E POR COINCIDENCIA COM O MESMO EXAMINADOR. MINHA PAUTA VENCEU E MEU DINHEIRO TB, CONCLUSÃO, AINDA NÃO TIREI A CARTEIRA DE HABILITAÇÃO, MAS VOU TIRAR SE DEUS QUIZER, MAS NÃO AQUI EM JUIZ DE FORA, PQ AQUI PARECE PROPOSITAL, ENTRE 88 ALUNOS, PASSAM 2 OU 3, ISSO É UM ABSURDO, SERÁ QUE AS AUTOS ESCOLAS SÃO TÃO RUINS ASSIM? AINDA MAIS EU QUE ME FIZERAM DE OTÁRIA COMERAM MEU DINHEIRO EM AULAS 80, ALEGANDO QUE EU TINHA QUE FAZER AULA, COM CHUVA, A NOITE, EM HORARIOS DE PICO, ZONA NORTE, SUL ,SUDESTE, CENTRO OESTE, E ASSIM MESMO TOMEI PAU. E O PIOR QUE NÃO MARCARAM MEU EXAME COM 15 AULAS E SIM COM MAIS DE 30 AULAS DAI AGENTE JÁ VAI SE EXTRESSANDO COM OS GASTOS. A BANCA DE BH, TODOS RECLAMAVAM ISSO ME FALAM , MAS A DAQUI DEUS ME LIVRE.

  2. gabriel machado

    olá galera,exame em juiz de fora todos nós sabemos que é muito dificil de passar,os examinadores são totalmente arrogantes,logico que tem execessões,mais são raros os examinadores que não te trata com falta de educação na hora do exame,deixo aqui meu comentário como forma de protesto,já fui reprovado 3 vezes,conheço gente que foi 7 vezes e dirige pra todo lado,se eles querem levar fama de durões já ganharam,no meu carro vou colar um adesivo bem grande “passei em juiz de fora” !

Deixe um comentário

