ONG promove adoção de animais em Juiz de Fora e tira cachorros e gatos do abandono

Por Gláucia Almeida

“Tem histórias que a gente não acredita que deram certo. O ‘Pretão’, por exemplo, estava abandonado na rua com bronquite e pneumonia. Os veterinários disseram que ele não tinha chances de sobreviver. Chegamos a tirar 80 vermes do corpo dele. E hoje ele está lindo, saudável e com certeza muito grato por estar vivo”. É essa história que Keity Duque conta para descrever como é gratificante o trabalho da ONG Animal & Natureza. Ela é presidente da organização e adotou o pastor-belga ‘Pretão’ há alguns anos, depois de encontrá-lo na rua à beira da morte.

Cartaz da campanha de conscientização

Fundada em março de 2005, a ONG Animal & Natureza é uma entidade sem fins lucrativos que atua em Juiz de Fora na defesa e conscientização ecológica, através de várias ações educativas e preventivas. Até agosto de 2009, a ONG já realizou 614 castrações, 460 atendimentos e 142 adoções para cães e gatos da cidade. De acordo com Keity, essas são as principais ações realizadas pela ONG como medidas que evitam o crescimento do número de animais abandonados em Juiz de Fora.

Através de denúncias, a ONG chega até animais acidentados e abandonados, oferece tratamento veterinário e encaminha para a adoção. Mas a presidente adverte que esse processo é feito com muito cuidado e orientação. “Hoje a gente faz um cadastro da pessoa, confere os dados e as condições que o animal vai viver. Não entregamos o animal simplesmente, porque nosso intuito é que ele nunca mais seja rejeitado”. Além disso, Keity explica que a ONG tenta trabalhar com o novo dono o conceito de posse responsável. “Ensinamos que o animal é dependente do ser humano e que ele vai ficar velho assim como nós. Mostramos que o animal não é brinquedo. Tem que cuidar, dar banho, ração, vacina, água fresca, ou seja, tem que ter o mínimo de dedicação”.

O estudante Vinícius Cruzeiro adotou seu gato ‘Tom’ quando ele ainda estava com três meses de idade, para ele a adoção de um animal abandonado tem suas responsabilidades e recompensas. “Esse é um ato bacana, que faz com que os bichos saiam das ruas e sejam bem tratados. Mas eu acredito que só quem gosta de verdade adota, porque, muitas vezes, eles não têm nem raça e alguns já estão mais velhos. Mas vale à pena cuidar desses animais abandonados, as vezes eles são até mais companheiros”.

Parcerias e Convênios

De acordo com Keity, a ONG conta com doações e a colaboração dos sócios para sobreviver financeiramente, mas essa ajuda não tem uma regularidade. “Não temos um orçamento fixo, nossa renda oscila muito, porque muita gente começa a ajudar e depois de alguns meses esquece. Para arrecadar mais dinheiro vendemos bolsas, camisetas e adesivos”. Além disso, a ‘Animal & Natureza’ também conta com uma lista de parceiros que ajudam no tratamento dos animais acolhidos, quem é colaborador da ONG ganham desconto em clínicas veterinárias e agropecuárias da cidade. “É uma forma de darmos uma ajuda para que essa pessoa cuide bem do animal adotado”, acrescenta Keity.

Os animais acolhidos em situação de risco pela ONG também contam com essas parcerias e doações. Keity explica que antes de serem disponibilizados para adoção, eles são tratados, vacinados e castrados. Segundo ela, a partir daí eles ficam nas casas dos sócios, porque a ONG não tem um canil próprio. “Nosso objetivo não é a aglomeração de animais, porque isso é ruim para eles e para nós. Por isso não temos uma sede, porque nós queremos resgatá-los e conseguir rapidamente uma família para eles”.

O vira-lata Charlie Chaplin de dois anos está a espera de uma família

Campanha de fim de ano

A ONG Animal & Natureza está realizando uma campanha de doações para quitar as dívidas com as Clínicas Veterinárias de Juiz de Fora e continuar realizando seu trabalho no ano de 2010. Quem quiser se tornar sócio, voluntário ou adotar um cãozinho é só entrar em contato com a ONG..

Telefone: 3084-4413 (Seg. à Sex. de 12h às 17h e Sab. de 8h às 12h )

Depósitos Bancários: Caixa Econômica Ag: 0126 Conta: 003/00.000.215-1

O vira-lata Charlie Chaplin de dois anos está esperando para ser adotado

About these ads

4 Comentários

Arquivado em Cotidiano

4 Respostas para “ONG promove adoção de animais em Juiz de Fora e tira cachorros e gatos do abandono

  1. Angela M. Panconi

    Oi…
    Em primeiro lugar, parabéns pelo trabalho de vcs.
    Queria saber se o Charlie Chaplin ainda está para doação. Me interessei por ele, pelo Bill, um poodle e Lina, tb uma poodle. Tenho uma cadelinha, que apesar de ter mt amor, está com 6 anos e não posso cruzá-la devido á idade. Já tentei várias vezes, mas ela não dá cria. Tem scio silencioso.Ela pesa 3 kilos e é york. Estou procurando um cãozinmho que seja de porte pequeno, pra ser criado dentro de casa, com ela. Sei que serão mt felizes e terão mt amor. Ela já tem, mas sinto que precisa de um amiguinho ou amiguinha, para completar sua felicidade!
    Desde já agradeço. Pos favor, me ajudem.
    Ela é um pouco ciumenta, pois só tem a mim. Moro com minha mãe, já idosa.
    Abraços…
    Angela

  2. glauciareis

    Olá Ângela!
    Que bom que se interessou em adotar um animal pela ONG. Como disse na matéria, eles foram recolhidos, estão vacinados e bem cuidados, mas precisam de um lar.

    Mas não sou da ONG, só fiz a matéria. Então, você pode ligar para o telefone 3084-4413 e falar direto com a Elídia. Ela saberá te levar até o Charlie Chaplin, que por sinal é uma gracinha.

    Parabéns pela iniciativa! E boa sorte com seu novo amiguinho…

  3. Angela M. Panconi

    Oi…
    Estou a algum tempo para adotar um amiguinho para minha cachorrinha. O Charlie já foi adotado? Queria saber o tamanho dele, é pequeno? E já está castrado? Pois pra ficar com a Chelly, fêmea, tem que estar castrado, não é?
    Se tiver tb um cãozinho menor, uns 3 a 4 k., mesticinho a poodle, acho que daria certo.
    Seria um presente de Natal pra todos nós. Ele terá mt carinho e um ótimo tratamento, com certeza!
    Pode ser uma fêmeazinha tb, apesar da Chelly ser mt ciumenta, mas aos poucos vou ensinando pra
    ela a dividir, inclusive o amor…
    Um Feliz Natal pra todos vcs e parabéns por tão nobre missão!!!
    Abraços…
    Angela

  4. gostaria de doar um york chaille femea ou macho preferencia femea q eu gosto de bota lacinho e vestidinho miclo porque eu moro em apartamento ou alquem q venda baratinho uns r$ 50,0o

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s