Plano Nacional de Banda Larga vai oferecer internet rápida e barata à população de Juiz de Fora

Por Débora Lemos

Juiz de Fora está incluída nas 100 primeiras cidades que serão atendidas pelo Plano Nacional de Banda Larga. O programa tem como objetivo universalizar a internet rápida no país e incentivar a inclusão digital da população.

A estatal Telecomunicações Brasileiras S.A.(Telebrás) será a gestora ou “espinha dorsal” do plano, mas o governo quer que empresas privadas atuem de forma complementar, levando o serviço ao usuário final através de um plano mais barato. A expectativa é que o serviço esteja disponível na cidade em até 45 dias.

A estudante de Engenharia de Produção, Fausta Corrêa Nogueira, conta que quando mudou para Juiz de Fora teve dificuldades para escolher qual internet iria colocar na sua casa. “Estavam todas caras. As mais baratas eram a rádio, e não atendiam às minhas necessidades”. Confira a opinião da estudante na íntegra.

Estudantes terão acesso rápido e barato à internet com o Plano Nacional de Banda Larga. Foto por Débora Lemos

Investimentos

Segundo a assessoria de comunicação da Telebrás, o preço médio estimado a ser pago mensalmente pelo consumidor final é de R$ 35, por uma velocidade mínima de 512 Kbps. O valor é bem diferente do que se vê hoje com as empresas privadas que oferecem o serviço na cidade, como a Net e a Velox, por exemplo; que ainda exige que o consumidor tenha uma linha telefônica.

O especialista em Tecnologia de Informação, Vinicius Dias Guerra, afirma que a iniciativa do governo é muito válida. “O acesso a banda larga com custo mais baixo possibilitará maior abrangência da internet. Mais pessoas terão acesso a pesquisas, consultas e até mesmo à parte comercial”. Ouça a entevista completa.

Resultados

Além de Juiz de Fora, outras sete cidades mineiras foram contempladas pelo programa. São elas: Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Ibirité, Sabará, Uberaba, Ribeirão das Neves e Santa Luzia.

A expectativa da Telebras é de que o PNBL atenda a mais 1.063 cidades em 2011 e que todo o país seja abrangido até o fim de 2014.

About these ads

Deixe um comentário

Arquivado em Ciência & Tecnologia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s