Alcoolismo: como parar de beber?

Licia Oliveira – 25/06/2008

http://turma331.flogbrasil.terra.com.br/foto16875871.htmlUma recente pesquisa nos Estados Unidos testou um novo método para acabar com o vício do álcool em ratos. Foi feita uma injeção com uma substância que é um fator de crescimento essencial para a formação dos rins e dos neurônios motores e atua diretamente no cérebro. Com apenas uma injeção os roedores se viram livres do vício. É uma esperança que surge para aqueles que sofrem com o alcoolismo, mas enquanto a ciência continua suas pesquisas, o que fazer para eliminar um problema que incomoda muitas famílias?

Segundo o psiquiatra Hélio Dias, boa parte das pessoas que não são dependentes não percebem que o alcoolista não consegue deixar de beber por sua própria vontade: “Quando se é um dependente e há um período muito grande sem o consumo de bebidas alcóolicas, a pessoa começa a sentir náuseas, tremores, ansiedade entre outros sintomas. Só a suspensão do consumo também não resolve o problema”.

Ainda, de acordo com Hélio Dias, na maior parte dos casos é necessário aliar várias terapias para que haja resultado: “Por exemplo, as reuniões do A.A. (Alcoólicos Anônimos) são importantíssimas porque os participantes criam uma comunidade. Mas, muitas vezes, as condições em que aquela pessoa vive, mais os problemas pelos quais geralmente ela passa e os sintomas da abstinência, são um prato cheio para que o tratamento não funcione. Em alguns casos também é preciso medicamento (usados para reduzirem o mal-estar e a vontade de beber). E há também aqueles para os quais nenhum método é plenamente eficaz.”

Em Juiz de Fora, há vários centros de recuperação para dependentes químicos e alcoolistas, alguns até mesmo ligados à igrejas. Pesquisas realizadas pelas faculdades de medicina e psicologia da UFJF nos últimos cinco anos mostram que a idade em que as pessoas começam a beber cada vez mais jovens. Além disso, já foram estudados quais são os efeitos do álcool no comportamento destas pessoas.

Associação de vários métodos faz a diferença na hora de se livrar do vício

A participação da família e amigos é muito importante para o fim do vício. Nilton Horta, de 77 anos parou de beber há dez. Foi uma luta empenhada por toda a família e por ele mesmo para se livrar da dependência. Sua mulher, Maria Machado Horta, 68, com ajuda de outros familiares recorreu a um certo medicamento para que aos pouco o marido perdesse a vontade de beber: “Eu misturava a medicação à comida e ele não percebia, pelo menos não no princípio” diz.

Nessa mesma época, alguns vizinhos tentavam convencer Nilton de que ele deveria procurar o A.A. Hoje, dez anos sem beber ele constata: “A união do remédio aos apelos de minha família e meus amigos fizeram com que aos poucos eu parasse de beber.E quando entrei para o A.A, eu finalmente consegui não beber mais. Não desejo provar nem um pouco de álcool para o resto da vida. Nunca mais”.

13 Respostas para “Alcoolismo: como parar de beber?

  1. Pingback: Com alimentos mais caros consumidores vão atrás de descontos « Juiz de Fora Online

  2. Rosane Mchado

    Sofro muito com meu filho de 27 anos com alcoolismo, é uma pessoa honesta, trabalhador, mas qdo sai o pagamento enquanto nao ve o fim bebe todas, e nao admite q é dependente. Eu o amo muito e com certeza Deus vai libertá-lo desse mal.

    • maria borges

      pede a DEUS Q ELE TE RESPONDERA EU TENHO CERTEZA MAIS AINDA Q TUDO Q EU PEÇO ELE ME OUVI ENTRA NO SEU QUARTO E CONVERSE COM DEUS MAIS PEDE COM FÉ TA BEIJS FIK COM DEUS

  3. J!

    Rosane, é aí que as pessoas mostram que não são capazes de nada.
    Sempre entregam a Deus, Deus te Abençoe, Deus lhe pague, Deus lhe ajude, mas não fazem nada, não tomam atitude, parece que Deus, para eles, só existe pra darem justificativas de não terem capacidade alguma de tomar atitudes, vontade de fazer alguma coisa.

  4. uma pessoal que bebia e para de beber e uma pessoa alcoolatra??

  5. tereza

    vcs ai me ensina um remedio abusivo ao alcool

  6. OLHA TENHO MUITA PENA DE SEU FILHO PQ SOU TAMBEM UM ALCOOLATRA E COM CERTESA ELE ESTA SOFRENDO MUITO ASSIM COMO EU.
    MAS NÀO DOU RAZÀO PQ ELE NÀO PODE JOGAR TODA AS ESPERANÇAS SOMENTE NAS MÀOS DE DEUS.
    EU ESTOU HÀ POUCOS DIAS SEM BEBER E NÀO ESTA SENDO NADA FÀCIL MAS ESTOU FAZENDO A MINHA PARTE TUDO TEM SEU PRIMEIRO DIA, E NÀO È A PRIMEIRA VEZ. MAS ESTOU TENTANDO NOVAMENTE ENQUANTO EU TIVER ESPERANÇA.
    VOU TORCER PARA ELE CONSEGUIR PELO MENOS TENTAR, FIQUE COM DEUS. ME MANDE A RESPOSTA , UM ABRAÇO. SÒ POR HOJE.

  7. EMERSON

    Gostaria de saber qual é o nome do remédio que a família HORTA, no caso a esposa misturava na comida dele.
    Obrigado.

  8. Neto

    Seguinte estou me acabando nas bebida e nem sei pq motivo isso e uma desgraça estou ate descepcionando a minha familia.

  9. cl

    sou alcoolotra e só tenho 17 anos. não sei o que fazer… a bebida toma conta de mim e me transformo.

  10. M@th3u5

    Álcoolismo é coisa séria! Eu tenho 13 anos e meu pai havia me prometido que nunca mais iria colocar um gole de álcool na boca, porque no dia anterior tinha ocorrido uma briga muito feia em casa (meu pai estava álcoolizado). Eu pensava que essa promessa fosse verdadeira, mas 4 dias depois da sua promessa quando ele voltou do trabalho ele abriu uma lata de cerveja. Eu não acreditava no que eu via, fiquei muito chateado (comecei até a chorar). Não pensei duas vezes e fui na geladeira (sem ele ver) peguei todas as latas de cerveja e esvaziei-as jogando líquido na pia. depois disso meu pai ficou sem falar comigo. O que devo fazer para acabar com esse problema?

  11. estou com um grade probolema nao sei como deixar o bebeda e o jogo se algem me poder ajudar eu agradesso

  12. nao sei como deichar o bebeda e o alcol estou a estragar a minha vida e dos meu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s