Juiz de Fora pode ser Subsede da Copa de 2014

Por  Guilherme Monteiro

Estádio Municipal pode ser cenário de treinamentos de seleções

Estádio Municipal pode ser cenário de treinamentos de seleções

Em maio deste ano a Fifa anunciou as 12 cidades que vão sediar a Copa do Mundo de 2014. Depois de uma grande disputa, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte vão ser as cidades da região Sudeste que receberão partidas. No Centro-Oeste, jogos vão acontecer em Brasília e Cuiabá. No Sul, Porto Alegre e Curitiba foram eleitas. Salvador, Recife, Fortaleza e Natal representam o nordeste. E, por fim, Manaus foi escolhida como sede na região Norte. A seleção destas cidades envolveu intenso jogo político. A partir da definição das sedes uma nova disputa começou. Cidades de menor porte agora passam a se mobilizar para serem subsedes em 2014. E Juiz de Fora está na briga. Na última semana o Secretário do Ministério dos Esportes, Wadson Ribeiro esteve na cidade e se reuniu com Renato Miranda, Secretário de Esportes de Juiz de Fora. Na reunião foram discutidas questões de apoio aos novos projetos da secretaria e a possibilidade da cidade ser uma das subsedes da copa foi discutida. De acordo com Renato, a aproximação entre Juiz de Fora e o Ministério dos Esportes é fundamental para que a cidade se torne uma forte candidata. O secretario destacou que a cidade tem pré-requisitos para se tornar subsede.

– A cidade tem ótimas condições: nós temos boa rede hoteleira e estamos próximos aos grandes centros como Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Temos também uma forte ligação cultural com vários países.

Renato argumentou que na Copa 2006, a seleção brasileira fez sua preparação em Weggis na Suíça, um vilarejo de 4 mil habitantes.

– Em 2006, a pequena Weggis recebe a seleção brasileira, por que Juiz de Fora não poderia receber uma seleção em 2014?

Além da rede de hotéis e a localização destacadas pelo secretário, Juiz de Fora conta com o estádio municipal, que pode ser utilizado no treinamento das seleções.   No entanto, Renato declarou que a boa estrutura não garante a cidade como uma subsede. Para o secretário ainda é necessário uma grande mobilização política frente à CBF.

UFJF tem estrutura para receber uma seleção

Renato Miranda apontou a UFJF como uma importante arma nesta disputa. Na quinta-feira, ele visitou as obras na faculdade de educação física (Faefid) e ficou satisfeito com o que viu. Em curto prazo as novas instalações poderão atender a projetos da secretaria de esportes. Para o secretário em 2014, a Faefid terá condições de receber uma seleção de futebol em preparação para as partidas da copa.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Esporte

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s