Emprego com carteira assinada está subindo em Juiz de Fora

Paulo Lopes

Julho foi um bom mês para o trabalhador juizforano. Além de ser o terceiro mês consecutivo de aumento dos empregos formais, julho ajudou a cidade a ter pela primeira vez no ano um saldo positivo no número de admissões em relação ao de demissões. No acumulado de 2009, 29.652 pessoas tiveram a carteira assinada, enquanto 29.474 foram demitidas.

Em julho foram criados 286 novos postos de trabalho. O setor de serviços liderou as contratações com 121 carteiras assinadas. Depois vem a indústria de transformação (alimentos, metalurgia, móveis, minerais não metálicos, calçados e artefatos de couro e confecção) com 74 e, em terceiro lugar, o setor de construção civil, com 62 novas vagas. O único setor da economia que apresentou saldo negativo foi o da administração pública, que teve mais demissões que contratações. Proporcionalmente, a empregabilidade em Juiz de Fora cresceu três vezes mais que a de Minas Gerais: 0,26% contra 0,08.  Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Comércio contribui com o emprego formal em Juiz de Fora
Comércio contribui com o emprego formal na cidade

O aumento no número de empregos formais nas indústrias de transformação é reflexo do crescimento deste setor. De acordo com o Sebrae-MG, houve 14,8% de aumento no faturamento e 43,7% de ampliação da produção nas empresas mineiras.

A analista técnica do Sebrae-MG, Bárbara Araújo, responsabiliza as vendas de inverno como o principal responsável pelos bons números da indústria de transformação. Ela ainda acredita que os números vão melhorar com a recuperação da economia: “Os números indicam que a indústria de transformação dá sinais de recuperação da crise econômica mundial”.

Não é só a Barbara que está otimista com o crescente número de empregos. O economista Guilherme Ventura acredita que o aumento das carteiras assinadas é a prova que o pior da crise econômica já passou. Ele ainda diz que estes números também são bons para os empregados: “Este saldo positivo da empregabilidade com carteira assinada é sinal do bom andamento da economia. O que garante às pessoas que já possuem trabalho estabilidade no emprego. O tempo agora é de contratar e não de demitir”.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Economia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s