Juiz de Fora ganha unidade do Minas Fácil

                                                                                                                     Por Reginaldo Alves

Já pensou abrir um negócio em Juiz de Fora e em no máximo oito dias? Esse é o objetivo do Minas Fácil, programa do Governo Federal implantado na cidade e que tem o objetivo de agilizar e simplificar a abertura de novas empresas. A unidade foi inaugurada essa semana, através de um acordo de cooperação técnica entre a Prefeitura e Junta Comercial de Juiz de Fora.
Microempreendedores terão mais agilidade

Microempreendedores terão mais agilidade

 

De acordo com o Supervisor do Escritório Regional da Junta Comercial em Juiz de Fora, Ricardo Miana, desde a criação do Programa no Estado, Juiz de Fora estava entre as cidades escolhidas para a implantação. “Sempre houve interesse, mas por questões políticas não houve um acordo. O apoio do município é fundamental para a consolidação do Minas Fácil. A Junta Comercial será a gestora e várias secretarias da Prefeitura também irão atuar no processo”, afirma. Atualmente, o Minas Fácil está presente em 27 municípios de Minas Gerais.

Para quem quiser abrir uma empresa, o primeiro passo é realizar, via internet ou na própria unidade do Minas Fácil, a consulta preliminar. Trata-se de um formulário eletrônico, no qual o empreendedor presta informações sobre o negócio e os sócios do empreendimento a ser constituído. Miana ressalta que esta ação é muito importante, tendo em vista que é através dela que a pessoa saberá se o nome da empresa já existe ou não, e a Prefeitura evitará a abertura de empreendimentos em lugares impróprios. O link do formulário eletrônico é http://www.minasfacil.mg.gov.br/instrucoes.php.

Os demais documentos variam de acordo com a atividade. O empreendedor recebe, na resposta da consulta, uma lista completa da documentação necessária e das taxas que devem ser pagas.

Além de facilitar a criação de novos negócios, uma das metas do Minas Fácil é gerar renda e emprego para a população Juiz de Fora. O diretor do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (CRITT), Luíz Carlos Tonelli afirma que o programa Minas Fácil é interessante, tendo em vista o incentivo ao empreendedorismo: ”trata-se de uma facilidade em Juiz de Fora, pois este programa reduzirá significativamente o tempo para se abrir pequenas microempresas na cidade”. Tonelli ainda ressalta que o programa Minas Fácil traz benefícios não somente para o empreendedor, mas também para o Estado e a para a cidade, ao gerar muitos postos de trabalho.

Já em relação à implantação do Minas Fácil em Juiz de Fora, o Supervisor do Escritório Regional da Junta Comercial ressalta que esta será gradual: “o trabalho agora consiste na divulgação do programa e na conscientização dos empreendedores sobre os benefícios oferecidos pelo Minas Fácil. A expectativa inicial é muito boa, pois só no primeiro dia de funcionamento da unidade, já fizemos 50 consultas preliminares”.

A unidade do Minas Fácil em Juiz de Fora funciona na sede da Junta Comercial de Juiz de Fora, localizada à Rua São Sebastião, 713, no Centro da cidade.

Unidade funciona no mesmo local da Junta Comercial

Unidade funciona no mesmo local da Junta Comercial

 

 
 
 
 
 

 

 


 

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Economia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s