3ª Olimpíada da Faculdade de Educação Física começa com Volta ao Lago

Por Carolina Ferrari

A corrida pelo anel viário da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) abriu a terceira edição da Olimpíada Interna da Faculdade de Educação Física e Desportos (FAEFID), nesta segunda-feira, 31 de agosto. Mais de cem estudantes da FAEFID, além de crianças do projeto de extensão de atletismo, participaram do evento.

O aluno do segundo período, Felipe Antônio Caridade, 18 anos, foi o vencedor da categoria masculina, realizando o percurso deDSC_89672.500 metros em 08m41s. Na categoria feminina, o primeiro lugar ficou com a estudante do quinto período, Tereza Cristina de Sá, 24 anos, que fez o percurso em 11m41s.

Para Felipe, participar dessa prova serviu, ainda, como preparação para os Jogos Universitários. “Sempre corri, mas nunca competi. Na faculdade tive a oportunidade de ter um treinador e, então, comecei a participar de corridas rústicas. Minha meta, agora, é a preparação para os Jogos Universitários”.

De acordo com Edna Martin, diretora da FAEFID, a Olimpíada é um dos projetos de extensão desenvolvidos pela faculdade. “Esse projeto tem como objetivo a divulgação dos jogos olímpicos através da prática dessas modalidades. Além de um momento de competição esse é um momento de aprendizado porque promove a interação de diversas disciplinas como atletismo, gestão desportiva e outras”, afirma.

A diretora explica que os jogos são organizados pelos alunos e se estendem por todo o semestre . “Os estudantes organizam o congresso técnico, a arbitragem e a premiação, coordenados pelo professor Marcelo Matta. Isso promove a integração das turmas e deixa a faculdade mais festiva e alegre”, comenta Edna.

Em virtude das obras que estão sendo realizadas na FAEFID, os alunos tiveram que usar a criatividade para preparar a Olimpíada. Modalidades como futebol, vôlei e atletismo foram substituídas por disputas de truco, buraco, xadrez, Winning Eleven e tênis de mesa. Os jogos de futebol de campo e as provas de natação serão realizadas no Sesi.

Esporte e Cidadania
O projeto de extensão “Atletismo em apoio à infância e adolescência”, coordenado por José Augusto Rodrigues Pereira, professor da Faculdade de Educação Física da UFJF, nasceu a partir da necessidade de oferecer à população dos bairros vizinhos à universidade, principalmente às crianças e adolescentes dessa área, a oportunidade de uma prática esportiva orientada, regular e saudável.
atletismo_infanciaO Atletismo, considerado um desporto de base por englobar um grande número de habilidades motoras básicas, como correr, saltar e lançar, foi escolhido para ser trabalhado com esse público, proporcionando-lhes uma ampla vivência motora, desenvolvimento das capacidades físicas e qualidades esportivas muito utilizadas no dia a dia de uma criança.
José Augusto explica que: “o projeto não se limita em atender apenas a área de iniciação esportiva, mas também ocupar essas crianças em seu contra turno escolar, tirando-as da rua e proporcionando um trabalho educativo, incentivando a freqüência e o rendimento escolar, fornecendo-lhes informações efetivas no que se refere a sua saúde e os benefícios que o esporte lhes proporcionará, oportunizando também ao portador de necessidades especiais a prática esportiva e inclusiva, levando, assim, a igualdade através do esporte.
Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Esporte

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s