Um clipe na internet e o pé na MTV

por Reginaldo Alves

Acesse algum site em que se possa postar algum vídeo. Em seguida, clique em enviar vídeo e selecione o arquivo desejado. Depois, faça a descrição do seu clipe e espere carregar. Feito isso, agora é só copiar o link e compartilhar com o maior número de pessoas que você puder. Não se pode esquecer do ítem mais importante: torcer para que seu vídeo tenha milhares de acessos e se torne um fenômeno na internet.

Apesar de se assemelhar a uma receita culinária, os passos acima se referem à facilidade de se postar vídeos na internet. Atualmente, basta se ter uma idéia na cabeça, um celular ou uma câmera digital na mão, para que em breve o acontecimento ou personagem possa repercutir na internet.

Postagens de vídeos na internet são cada vez mais comuns
Postagens de vídeos na internet são cada vez mais comuns

De acordo com o técnico em informática, Júlio Ferreira, que trabalha na área há 10 anos, hoje qualquer pessoa que entenda um pouco mais de informática, consegue baixar um software e postar um vídeo em sites como o Youtube. Em relação á procura por programas de edição de imagens, o técnico revela que há curiosidade por parte dos clientes: “apesar de a procura ser baixa pelos programas de edição, sempre há perguntas de como postar um vídeo ou de como melhorar a imagem”.

Para Carlos Pernisa Junior, professor da Faculdade de Comunicação da UFJF, as pessoas pessimistas que acreditam que a internet possa tomar o lugar de outras mídias estão enganadas: “a internet não substitui nada, apenas influencia outros meios. Através dos novos modos de produção, os veículos de comunicação já existentes são afetados e obrigados a se atualizar dentro de um contexto. Por exemplo, a MTV pode parar de estimular a produção de clipes, mas não irá parar de exibi-los. Há uma adequação às necessidades do público”.

Falando em MTV, saiba mais sobre o vídeo de está concorrendo ao Vídeo Music Brasil 2009, na categoria melhor Webhit.

Xuxú e o clipe da Pantera cor-de-rosa

Após lançar cd, fazer shows em casas noturnas de Juiz de Fora e até participar de campanha politica, Xuxú ficou famosa na cidade. Mas a notoriedade veio com a postagem do clipe “Pantera cor-de- rosa” no Youtube. O diretor do vídeo postou-o na internet. Inicialmente, algumas centenas de acesso.

Xuxú: da internet para a MTV
Xuxú: da internet para a MTV

Permisa ressalta que a internet é o principal ponto de divulgação desse tipo de trabalho independente. “Existem graus de divulgação, pois pode-se colocar vídeos no orkut ou distribuir por e-mail, selecionando o seu público. Hoje na web existem pontos de recebimento de clipes”, afirma.

Com a ajuda de um amigo de São Paulo, quatro mil acesso em apenas um dia. Recentemente, a cantora recebeu uma ligação da produção da MTV e ficou surpresa: estava indicada para a categoria de melhor Webhit do ano, do Vídeo Music Brasil 2009.

“Na verdade, eu não acreditava. Foi uma surpresa diferente. O pessoal da produção me ligou e nem acreditei. Falaram que era pra eu correr atrás de votos e que ganhando ou não eu estarei na premiação”, afirma Xuxú. O evento será realizado no dia primeiro de outubro, em São Paulo.

Transsexual, negra e vinda da comunidade do Santa Cândida em Juiz de Fora, Xuxú revela que canta black music, independente do estilo. Ela também afirma que o hip hop está presente em seu trabalho, devido à cultura local de onde mora. Em relação ao clipe que ficou famoso na internet, a cantora afirma que mesmo sendo taxada de tosca, a idéia no vídeo é mostrar a humildade. “Tudo o que é engraçado pega. Através do refrão da música, as pessoas passaram a ouvir as outras”.

Mesmo com uma campanha em shows e na internet, Xuxú sabe que a concorrência ao prêmio da MTV será acirrada. Ela afirma que a febre do webhit pode passar, e mesmo que ganhe a premiação ou não, continuará a divulgar seu trabalho.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Ciência & Tecnologia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s