Programas de recompensa de cartões devolvem parte do valor gasto pelos clientes

Por Vanessa Vieira

cartoes-credito-varios

Os cartões devem ser usados de forma inteligente

Algumas administradoras utilizam programas de recompensa para incentivar o uso dos cartões de crédito pelos clientes, que têm parte do valor gasto devolvido, na maior parte das vezes em produtos.

O perigo está nos juros, já conhecido pelos consumidores. Porém, os cartões, se usados de forma inteligente, podem trazer vantagens. Caso o cliente saiba controlar seus gastos e pague a fatura em dia, essa opção de crédito é vantajosa. O usuário pode, por exemplo, acumular todas as contas do mês para pagar em apenas um dia e ainda ganhar pontos.

Muitos cartões de crédito oferecem programas de recompensas em que o cliente troca seus pontos por produtos, milhas, descontos em lojas, doações para ONGs, serviços e até pela anuidade do cartão.

De acordo com Viviane da Costa Ferreira, analista do departamento de marketing da Campe, empresa júnior da Faculdade de Economia e Administração da Universidade Federal de Juiz de Fora, se o usuário souber controlar seus gastos de acordo com o limite do cartão, este será um bom aliado. (ouça)

Mas é preciso atenção na hora de assinar o contrato com a administradora. Alguns cartões cobram taxas quando os pontos são usados e, em alguns bancos, os pontos perdem a validade depois de certo tempo. Além disso, as promoções podem acabar incentivando o cliente a usar cada vez mais seu limite. Viviane recomenda guardar os documentos sobre a promoção, os folhetos, propagandas na internet. Segundo ela, se a administradora do cartão descumprir o que foi prometido, é possível recorrer ao Procon para exigir o cumprimento da oferta.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Economia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s