Depois do orkut, Twitter é a nova febre entre os jovens

Por Henrique Fernandes

Para o mundo da internet não há limites. Depois da disseminação dos emails, da febre do MSN e das comunidades do orkut, uma grande novidade tem agitado o mundo cibernético recentemente. É o twitter.

Criado há cerca de três anos por uma empresa americana chamada Odeo que buscava reinventar seus conceitos, o twitter tinha o objetivo de criar uma rede de contatos que pudessem trocar informações sobre o que as pessoas fazem no cotidiano. Não por acaso, a pergunta básica do site é “what are you doing?”, em português, “o que você está fazendo?

Página inicial do twitter: moda ou veio para ficar?

Página inicial do twitter: moda ou veio para ficar?

Pois a ideia pegou no mundo inteiro, e evoluiu para outros objetivos. Empresas, sites e celebridades dos quatro cantos do globo começaram a utilizar a ferramenta para emitirem comunicados oficiais, esclarecimentos e até divulgarem informações, inclusive profissionais.

Com o aumento do número de usuários, o twitter popularizou-se, e permitiu que todos ficassem integrados em uma grande rede. É possível, por exemplo, saber informações sobre o próximo jogo de seu time do coração através de mensagens dos próprios jogadores, ficar sabendo das últimas atualizações do seu site preferido e acompanhar o dia a dia de seu melhor amigo, tudo ao mesmo tempo.

O Brasil é um dos países com maior número de usuários do twitter. Dentre todos os usuários, estima-se que cerca de 7% sejam brasileiros. Os americanos puxam a fila, com 40%. O mais curioso é a presença da pequena Taiwan entre os dez primeiros, com 4%, em décimo lugar.

O universitário Pedro Brasil, 20 anos, acompanha de perto a evolução do twitter e acredita que o site pode revolucionar a comunicação interpessoal. “O twitter conecta as pessoas de uma maneira incrível. Depois que comecei a utilizar o site, nunca deixo de acessá-lo logo que ligo o meu computador”, diz. Segundo o universitário, o twitter o ajuda também nas tarefas acadêmicas. “As vezes procuro informações no twitter para me ajudar nas tarefas da faculdade. Por estar ligado a muitas pessoas, muitas vezes a rede social facilita muito a minha vida.”

O universitário Pedro Brasil usa o twitter até mesmo para trabalhos acadêmicos

O universitário Pedro Brasil usa o twitter até mesmo para trabalhos acadêmicos

Mas apesar do sucesso, o twitter divide opiniões. Para o estudante Diogo Antunes, a futilidade de alguns usuários atrapalha: “Achava que era bobagem manter atualizações em um site só para dizer para as outras pessoas o que você está fazendo. Com o tempo percebi que o twitter também é para isso, mas não é só para isso.” Apesar da resistência inicial, Antunes também se rendeu ao site.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Ciência & Tecnologia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s