Inscrições abertas para o 12º Festival de Dança de Juiz de Fora

Por Monique Soares

Estão abertas as inscrições para o 12º Festival de Dança de Juiz de Fora. As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de setembro. As apresentações serão realizadas nos dias 26 e 27 de setembro, no teatro Pró-Música. O local do evento está situado na Avenida Barão do Rio Branco, nº 2329, Centro. Podem participar aqueles que já fazem parte de um grupo, escola ou academia de dança de qualquer cidade. Trata-se de uma competição, porém quem se inscreve pode optar por participar apenas como mostra.

A diretora do Festival, Mary Vilela (ver foto) fala da importância do corpo de jurados para valorizar o evento. “É montada uma banca de júri composto por bailarinos altamente qualificados vindos do Rio de Janeiro, Petrópolis e do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. A cada ano eu procuro fazer o melhor para poder abrir as postas para cada vez mais participantes”, afirma.

Mary Vilela, diretora e oganizadora do Festival de Dança

Mary Vilela, diretora e oganizadora do Festival de Dança

As modalidades aceitas são: Ballet Clássico, Neo-Clássico, Livre, Moderno, Contemporâneo, Folclore, Sapateado, Dança de Salão, Jazz e Street Dance. As categorias são divididas por idade: Infantil, de 3 a 11 anos; Infanto-Juvenil, de 12 a 16 anos; e Adulto, acima de 16 anos. Cada grupo pode incluir dois integrantes com idade superior ou inferior à de sua categoria.
No primeiro dia do evento, serão apresentadas todas as modalidades de dança, menos o Street Dance. Já no segundo, será realizada a batalha urbana pela manhã e a competição de danças de rua. “Estamos abrindo pela primeira vez em JF a batalha urbana, que é a batalha de B-Boys e a batalha de Hip Hop, que vai acontecer no Pró-musica também, no domingo, às 10 horas da manhã”, explica a diretora.

O evento já ocorreu em outros locais como o Teatro Solar. No próximo ano, a diretora pretende levar as apresentações para o Sport Club. Porém, ela destaca a dificuldade que enfrenta com relação à falta de patrocínio. “Se eu conseguisse apoio, teria como fazer o evento à nível de arquibancada, além de poder oferecer workshops, cursos”, conta.

Segundo Mary, a média de público tem sido muito boa, conseguindo encher o teatro a cada realização. São mais de 12 cidades mineiras participando e várias do Rio de Janeiro. Ela acrescenta que tem pessoas de São João Del Rey, Rio Novo, Viçosa, Ubá, Matias Barbosa ligando para confirmar a participação. Além disso, já foram trazidas cerca de 200 coreografias e no ano passado, inclusive, a melhor companhia de dança de rua do Brasil, que conquistou o primeiro lugar numa competição na Alemanha, abriu o evento.
Mary Vilela fala com orgulho do sucesso do Festival. “São doze anos consecutivos de festival e posso dizer que todas as edições foram um sucesso, cada ano é diferente do outro”, exalta.

As inscrições podem ser feitas pelo correio, como explica a diretora do evento. A taxa é por coreografia, na qual cada grupo de no mínimo 4 pessoas paga 65 reais e se for duo, trio ou solo, paga 50 reais. O evento é uma realização do Studio de Dança Ritmo e Movimento em parceria com o Grupo de Estudos de Danças Urbanas do Rio de Janeiro (GEDU).

Anúncios

3 Comentários

Arquivado em Cultura e Arte

3 Respostas para “Inscrições abertas para o 12º Festival de Dança de Juiz de Fora

  1. clinton garcia da silva

    olá.. sou professor de dança do ventre e adoraria participar deste festival..

  2. Julie Macedo

    gostaria de receber informações diários ou semanais do que acontece ou está para acontecer em Juiz de Fora.
    Obrigada!

  3. b-boydoug

    pow eu danço break vai ter batalha de braek tambem tipo 1 vs 1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s