Blu-ray promete substituir DVD

Por Guilherme Monteiro

hd_dvd_blurayA tecnologia Blu-ray ganha mais espaço nos artigos de informática. A última novidade no mundo dos computadores foi o notebook Toshiba Satellite P500, que é capaz de gravar vídeos neste suporte. Este é o primeiro produto da marca com o suporte Blu-ray. Anteriomente, a empresa japonesa apostava no formato de vídeo de alta definição HDDVD.

O investimento das empresas no Blu-ray se dá pelas vantagens que esse tipo de mídia tem em comparação ao DVD. De acordo com o mestrando em modelagem computacional, Gildo Almeida, o ponto positivo do Blu-ray é ”a capacidade de armazenamento de dados muito maior do que a de um DVD”. Além disso, o disco Blu-ray é mais resistente a arranhões.

A mídia Blu-ray de camada simples comporta até 25 gigabytes de memória, enquanto o DVD de camada simples apenas 4,7 gigabytes. Gildo acredita que o Blu-ray vai fazer sucesso: “Há um tempo as empresas brigaram para decidir qual seria o formato a ser adotado, o Blu-ray foi o escolhido. Em Juiz de Fora, nós já vemos nas locadoras filmes com esse formato“.

Gildo Almeida comenta sobre as vantagens do Blu-ray(ouça).

Notebook Satellite P500 é a novidade da Toshiba

Notebook Satellite P500 é a novidade da Toshiba

Apesar de comportar uma capacidade muito maior de dados e, ainda, ter qualidade de imagem superior, o Blu- ray perde para o DVD em um quesito importante: o preço. Enquanto um aparelho de DVD pode custar até menos de R$100, um reprodutor de Blu-ray custa em média R$1,900. Outro ponto a ser destacado é que para o usuário desfrutar de toda a capacidade da nova mídia, ele precisa também ter uma televisão de alta definição, que suporte o formato. Caso contrário, o usuário pode ter uma imagem de qualidade semelhante ou até pior do que a projetada por um DVD.

Por que o Blue-ray armazena mais dados do que o DVD?

Segundo Gildo, o “feixe de raio utilizado pelo Blu-ray é o ultra azul, que tem uma precisão maior do que o do gravador de DVD convencionall”. Através desse espectro de luz e, também, com os avanços tecnológicos presentes na lente do gravador Blu-ray, o usuário consegue no mesmo espaço de área gravar mais informações do que num DVD.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Ciência & Tecnologia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s