Mesmo com cancelamento do 4º Festival Nacional, teatro em Juiz de Fora não passará o ano em branco

Paulo Lopes

Na semana entre 31 de agosto e 7 de setembro, era para ter acontecido o 4º Festival Nacional de Teatro de Juiz de Fora – cancelado devido aos riscos de transmissão da Gripe A. “Nós achamos melhor cancelar por motivo de precaução. Vinha muita gente de lugares onde havia a gripe”, justifica a membro da comissão organizadora do Festival, Ana Carolina.

Festival iria ocorrer entre 31 de agosto a 7 de setembro

Festival iria ocorrer entre 31 de agosto a 7 de setembro

As companhias de teatro lamentaram o cancelamento do Festival, mas compreenderam a necessidade da medida. A atriz e amante do teatro Fernanda Rebelatto também lamentou. Para ela, o evento seria uma oportunidade de ver várias peças diferentes e de conhecer muitos diretores e seus pontos de vista.

Para quem é do ramo, a participação em eventos como motiva a aprendizagem. Fernanda aproveita para prestar atenção em tudo. “Eu sempre observo as técnicas usadas na peça, reparo no figurino, no cenário, quais materiais eles usam, reparo na luz e marcação, na criatividade dos textos e nas formas de interpretação. Às vezes você vê algo novo e interessante que pode integrar no seu grupo teatral”, relata.

Mesmo sem Festival, companhias terão data para mostrar seus trabalhos

Mesmo sem Festival, companhias terão data para mostrar seus trabalhos

Porém, os apreciadores de teatro não devem passar o ano sem algum tipo de evento. Ana Carolina revela que estão sendo estudadas a realização de peças pela cidade. “A Funalfa quer realizar ações isoladas para poder prestigiar atores e diretores e também para contemplar o público cativo, que todo ano acompanha o festival”, explica.
Porém, ela afirma que estas ações não substituem o Festival Nacional de Teatro. “Estes atos isolados são apenas para que o teatro em Juiz de Fora não passe em branco.”

O 4º Festival Nacional de Teatro de Juiz de Fora vai ser realizado no ano que vem. A previsão é de que continue sendo em setembro. Ainda não foi decidido o critério de seleção das peças para 2010, mas, possivelmente, as companhias escolhidas este ano devem ser pré-selecionadas. Este ano, o evento havia selecionado 15 espetáculos que participariam da mostra competitiva. Além das peças, a programação também contava com a realização de cinco oficinas.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Cultura e Arte

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s