Pioneirismo na Eletricidade

Por Guilherme Monteiro

Em abril deste ano, a Câmara Municipal de Juiz de Fora aprovou o projeto de lei que insere no calendário oficial do município o Dia da Primeira Iluminação Pública Hidroelétrica da América do Sul. A data escolhida foi o cinco de setembro e confirmada após a assinatura do prefeito Custódio Mattos. A iniciativa foi do vereador Flávio Checker (PT). De acordo com Checker, a intenção principal seria fazer com que a data “estimulasse debates nas escalas da sociedade juizforana”.

Em 1989, Marmelos estampou um selo celebrando o centenário da usina

Em 1989, Marmelos estampou um selo celebrando o centenário da usina

O vereador também considera a data como uma forma de reconhecimento da figura de Bernardo Mascarenhas. Este foi o responsável pela implantação da usina de Marmelos, a qual produzia energia elétrica para a fábrica de tecidos do empreendedor e também para a iluminação da cidade.

Apesar da importância histórica da usina, a data quase passou em branco. Apenas alguns sites, blogs e jornais noticiaram o fato. A Prefeitura Municipal também não promoveu nenhum evento para celebrar o aniversário de 120 anos de Marmelos. Quando questionado sobre o fato, o vereador revela o verdadeiro motivo. “O cinco de setembro foi implantado recentemente no calendário municipal. Além disso, o problema da gripe suína fez com que o poder executivo não se mobilizasse para realizar algo para comemorar o dia.” Checker também afirma que a intenção não é transformar a data em feriado, mas sim valorizar a história da cidade.

O Museu da Usina de Marmelos funciona atualmente no antigo prédio da hidroelétrica. O acervo da instituição é mantido pela UFJF em convênio com a Cemig. O museu está localizado na Estrada União Indústria Km 182 , bairro Retiro. Mais informações no telefone (32) 3229-3307.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Cotidiano, Política

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s