Profissionais da saúde alertam sobre a falta de cuidados com a postura no uso de laptops

Por Carlos Palacios

É cada vez maior o número de funcionários e estudantes que usam laptop e costumam carregá-lo para os diversos ambientes que freqüentam, da mesma forma com que carregam o celular. Essa disseminação do computador portátil tem se realizado em função dos preços mais acessíveis do aparelho e da popularização das redes sem fio.

Se por um lado é positivo que o laptop se torne menos elitizado, por outro lado cada vez mais pessoas estão causando “danos irreparáveis” às suas espinhas dorsais, nucas, costas e ombros. Especialistas dizem que quatro em cada cinco pacientes causam dano crônico aos nervos por trabalharem com computadores portáteis.

Postura errada ao usar o laptop

Postura errada ao usar o laptop

A fisioterapeuta e professora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Rosa Maria de Carvalho, diz que é possível utilizar o laptop sem causar problemas à coluna. “A cabeça deve ficar centralizada com o monitor e os olhos na altura do meio da tela. Para isso, pode se fazer o uso de algum suporte sob o aparelho, ou ligá-lo a um monitor comum”. A maneira como o usuário se senta na cadeira também é fundamental para uma qualidade da postura. “O tronco deve estar bem apoiado a uma cadeira com encosto. O teclado também não deve estar muito elevado, para não causar danos aos ombros”, explica a fisioterapeuta.

Rogério Petrópolis, estudante de direito da UFJF, diz que sempre carrega seu laptop na faculdade para, principalmente, fazer anotações durante a aula. O estudante confessa que toma pouco cuidado com a postura. “Na correria do dia a dia eu acabo ignorando essas questões. São muitas aulas, muitas anotações e no final do dia costumo sentir muitas dores no pescoço”.

Para Rosa Maria, além de evitar as situações que geram desconforto muscular, é altamente recomendável a prática de alongamentos periódicos nas principais articulações do corpo. “Em caso de lesões, recursos como bolsas de gelo ou de calor, dependendo da lesão, e descanso podem aliviar as dores”.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Ciência & Tecnologia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s