Copa Orkut de Futsal

Por Ana Paula Nascimento

Quem não se lembra ou quem já não participou das famosas “peladas” nos campinhos dos bairros? Mesmo que fosse como espectador ou para reclamar daquela “molecada” barulhenta e até da bola que caía em seu quintal?

A “galera” era reunida pela aglomeração, ou pela iniciativa de dois garotos brincando de bola, ou pelo simples gesto de gritar o nome do colega na porta de casa e convidá-lo para “bater uma pelada”.

Os tempos mudaram. As crianças, os jovens e os adultos estão cada vez mais dentro de casa sentados em frente ao computador. Uma maneira de sair do sedentarismo, voltar a reunir a “galera” sem deixar de acessar a internet é participar da Copa Orkut de Futsal. Criado por Ercio Bamberg, o torneio começou com a idéia da famosa “pelada” e hoje está em sua sétima edição, se profissionalizando cada vez mais.

Profissionalismo cresce a cada edição

Seriedade atrai novos participantes

A Copa surgiu em 2006 e acontece duas vezes ao ano. A primeira edição contava com oito equipes e este ano o objetivo é aumentar para 48 com mais de 500 atletas envolvidos, de acordo com Eduardo de Macedo Magalhães, organizador do torneio. “Depois da quarta edição dobrou o número de participações”, afirma.

Outra novidade é a inclusão de categorias inéditas na Copa (sub-13, sub-15 e juvenil) além da principal, já presente desde o início. A idéia é ter 16 equipes em cada categoria. “O pessoal estava cobrando na comunidade do orkut e, por isso, resolvemos aumentar o número de equipes para dar oportunidade para outras pessoas”, explica Eduardo.

Para participar cada equipe precisa pagar R$150 para categorias principal e juvenil, e R$110 para categorias sub-13 e sub-15. O dinheiro é para os custos com o aluguel do ginásio, premiação e contratação de arbitragem, feita por estudantes de Educação Física que já cursaram a disciplina correspondente.

O time campeão dos adultos ganha uma caixa de cerveja e um troféu. O vice e as demais categorias recebem somente troféu e medalhas. Além disso, existem as premiações individuais, de melhor artilheiro e de goleiro menos vazado.

VII edição abre inscrições para até 48 equipes

VII Copa abre inscrições para até 48 equipes

Segundo Eduardo 50% das equipes participam com freqüência da Copa e com isso foi criado um ranking com as pontuações destes times mais assíduos. Quem lidera são as equipes “Mariano” e “Husduxero”.

Daniel Magalhães Pinto é profissional de Educação Física e jogador da equipe “Husduxero” que participa desde a segunda edição. “A copa era um encontro de times de ‘peladas’ que ao longo do tempo veio ganhando espaço, credibilidade e respeito em Juiz de Fora. Hoje o torneio é almejado por todos nós participantes, todos querem ser campeões, fazendo com que haja sempre mais disputa”.

O jogador afirma que passa a maior parte do tempo na internet e utiliza o computador para trabalho, estudo e diversão. Para Daniel o Orkut é rápido e dinâmico. “Por exemplo, meu time joga pela manhã, logo à noite, ou no outro dia, eu já tenho o resultado de toda a rodada daquele dia”, explica.

Leonardo Frossard é Analista de Sistemas, uns dos moderadores da comunidade “Copa Orkut de Futsal – JF” e responsável pelo time “Liga” que disputa o torneio desde a terceira edição. “Fiquei sabendo da Copa através de amigos no Orkut” revela. Leonardo admite que a copa possui um nível técnico misto. “Existe equipe com nível técnico baixo, mas também existem times que participam dos melhores campeonatos da cidade e jogadores que ganham para jogar”.

Partidas são sediadas no Ginásio do Tupinambás

Partidas são sediadas no Ginásio do Tupinambás

Eduardo alega que o torneio tem um alto nível, com clima de rivalidade, mas sem brigas. “Nunca houve a necessidade de eliminar times ou atletas”.

Leonardo aponta os benefícios da organização da copa ser feita pelo orkut. Um deles é a interação que ocorre antes e depois dos jogos. “Os jogadores conversam sobre as partidas que estão por vir, que já ocorreram e dão palpites”. Outra vantagem é o contato entre a organização do evento e os responsáveis pelos times. “Os jogadores podem dar sugestões no regulamento ou chegar a acordos para alteração da data dos jogos”.

A iniciativa da Copa Orkut de Futsal foi elogiada por internautas da Bahia e do Rio de Janeiro. Uma equipe de Três Rios mostrou interesse em participar das próximas edições. O organizador fala da importância do acesso à internet. (Ouça)

Os jogos terão início dia 19 de setembro e ocorrem no Ginásio do Tupinambás todos os sábados e domingos de 8h as 18h durante seis finais de semana. “Nosso objetivo é aumentar o público, levar um maior número de pessoas para aumentar a torcida e o ginásio comporta” finaliza Eduardo.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Esporte

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s