Agricultura Orgânica é tema de seminário

A produção orgânica é feita sem o uso de substâncias químicas

A produção orgânica é feita sem o uso de substâncias químicas

Por Vanessa Vieira

O primeiro Seminário “Agricultura Orgânica e Biodinâmica” promovido pela Secretaria de Agropecuária e Abastecimento da Prefeitura de Juiz de Fora ocorreu nos dias 17 e 18 de setembro. As palestras foram ministradas pelos engenheiros agrônomos Alexandre Harkaly, presidente do Instituto Biodinâmico de Botucatu e Frederico Simões de Carvalho. O evento buscou esclarecer a população sobre os tipos de agricultura e mostrar a importância de uma alimentação saudável. O seminário também orientou produtores que já trabalham com esse tipo de cultivo.

A Agricultura Orgânica trabalha com uma  produção que não utiliza fertilizantes nem agrotóxicos. Para os defensores do movimento orgânico, independente da tecnologia e automação ser cada vez maior atualmente, a produção sustentável é possível. Ao mesmo tempo, a Agricultura Biodinâmica busca a renovação do manejo agrícola e a produção de alimentos tem como conseqüência natural à renovação do manejo agrícola, a sanação do meio ambiente e a produção de alimentos condignos ao ser humano. Adubar na biodinâmica significa vivificar o solo e não apenas fornecer nutrientes para as plantas.

O importante para estas correntes é a integração de todos os elementos do ambiente agrícolas como culturas do campo e da horta, pastos, fruticulturas e outras culturas permanentes. Caso o organismo agrícola se ordene em volta desses elementos, nasce uma fertilidade permanente e a saúde do solo, das plantas, dos animais e dos seres humanos. “O seminário é importante para nós estudantes, para conhecermos novos pontos de vista sobre o assunto” , afirma Mariana Almeida, estudante de Gestão Ambiental.

Os críticos da agricultura orgânica contestam a sua produtividade, alegando ser mais baixa que a demanda mundial. Segundo eles, se fosse possível implementar a agricultura orgânica no mundo inteiro, faltariam alimentos para a atual população mundial. Enquanto os defensores da agricultura orgânica dizem que esta pode aumentar sua produtividade para níveis semelhantes ao da agricultura convencional se os mesmos valores de tempo e dinheiro forem investidos com a abordagem da agricultura sustentável.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Cotidiano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s