Novelas ditam moda e influenciam consumidores

Vítor Campanha

As pulseiras da personagem Maya foram febre de vendas durante Caminho das Índias

As pulseiras da personagem Maya foram febre de vendas durante Caminho das Índias

Há algumas décadas, as novelas influenciam o comportamento dos brasileiros. Em Juiz de Fora não é diferente. As roupas, acessórios, maquiagens e até os bordões utilizados pelos personagens são vistos e ouvidos nas ruas a cada sucesso nas telas. Em casos de novelas temáticas, como Caminho das Índias, que teve seus últimos capítulos exibidos na semana passada, o universo capturado pela trama vira moda.

Ao andar pelas ruas do centro da cidade, pode-se notar os inúmeros camelôs com artigos em motivos indianos, e há até aqueles que vendem acessórios usando os nomes dos personagens: as “pulseiras da Maya”, protagonista da novela, interpretada pela atriz Juliana Paes, podem ser compradas por menos de R$10. Entre março e abril desse ano, as altas temperaturas e a personagem “Norminha”, da mesma novela, alavancaram a venda de leques – item muito utilizado pela “esposa do guarda Abel” da trama global. A febre é extendida à internet: ao se digitar “pulseiras maya” em sites de busca, o retorno é de mais de 400 mil resultados.

Os acessórios também batem recordes de vendas pela internet

Os acessórios também batem recordes de vendas pela internet

A alta nas vendas desses acessórios não é exclusividade de Caminho das Índias. A lojista Thalita Gonçalvez lembra de outro look que também fez muito sucesso. “Na época da novela Cobras e Lagartos a grande procura era pelos acessórios da Leona, personagem da Carolina Dieckman.”

A dona de casa Conceição dos Santos não ficou de fora da moda, e comprou almofadas decoradas com muito dourado e flores que lembram as decorações mostradas em Caminho das Índias. “Acho muito bonitos esses temas da Índia. É tudo muito colorido, e está na moda por causa da novela. Por isso comprei as almofadas.”

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Cotidiano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s