The Beatles – rock band: Agora é a sua vez de ser um dos Beatles

Henrique Fernandes

Quarenta anos se passaram desde a última apresentação dos Beatles no terraço da gravadora Apple em 30 de janeiro de 1969, os fãs da maior banda da história do rock ganharam um presente. Foi lançado na última semana, o jogo The Beatles – Rock band, que conta a trajetória da banda de maneira interativa e ainda permite ao jogador “interpretar” os grandes sucessos da quarteto.

Em The Beatles - Rock band, o jogador viaja por discos históricos da banda

Em The Beatles - Rock band, o jogador viaja por discos históricos da banda

O processo criativo do jogo foi acompanhado de perto por Dhani Harrison, filho do guitarrista George Harrison, morto em 2001. Em um segundo momento, Paul McCartney e Ringo Starr também participaram da criação do jogo, o que torna The Beatles – Rock band, de certa forma, um presente dos Beatles para os fãs.

O jogo agradou a Paul McCartney, sempre crítico em relação a projetos sobre os Beatles

O jogo agradou a Paul McCartney, sempre crítico em relação a projetos sobre os Beatles

Entre os fãs dos games as opiniões são boas. Gabriel Monteiro, que já era aficionado pela série de games Guitar Hero, vê inovações interessantes no The Beatles – Rock band: “O rock band é mais realista, as tomadas de imagens geram uma participação estética mais rica do player.”. Para Gabriel, que é administrador de empresas, outro diferencial do novo jogo dos Beatles são os solos de guitarra: “A hora do solo no rock band é muito mais emocionante, já que o jogo avalia seu desempenho na música e no solo independentemente. Se você vai bem no solo, ganha um selo Solo Legend. Conseguir este selo é uma motivação a mais.”, diz.

Se entre os gamemaníacos como Gabriel Monteiro as opiniões são positivas, o jogo também agrada a outros grupos de pessoas: os guitarristas. Pedro Giafone toca guitarra e dá aulas em Juiz de Fora. Para ele, jogos como Guitar Hero e The Beatles – rock band são muito interessantes para a prática do instrumento: “Sou um verdadeiro fã deste tipo de jogo. Acho que ele incentiva muito os jovens a serem guitarristas, porque despertam nesses neles um sonho de ser rock star, tocar como Eric Clapton, Slash…”, afirma o entrevistado empolgado.

Interface e gráficos do jogo mantém um ótimo padrão e os personagens são semelhantes aos Beatles reais

Interface e gráficos do jogo mantém um ótimo padrão e os personagens são semelhantes aos Beatles reais

Segundo Giafone, o novo jogo tem importância também na evolução técnica da arte de tocar guitarra: “O jogo estimula o raciocínio rápido e principalmente a coordenação motora, qualidades fundamentais para um músico.” Outro ponto importante é a função destes jogos na popularização do rock and roll. Ele diz que muitos de seus alunos ao verem determinada música em um dos jogos, o pedem para ensinar estas músicas na guitarra: “Uma vez um de meus alunos me pediu para ensinar Sunshine of your love, do Cream, uma banda que já nem existe mais. Por ser jovem, ele não conheceria a música se não fosse o Guitar Hero. Foi aí que vi a importância do jogo.”, diz.

The Beatles – rock band teve seu lançamento mundial no último dia nove para Playstation 3, X-Box 360 e Nintendo Wii. O preço previsto para venda no Brasil é R$ 269. Dá para jogar até cansar, mas cuidado: as músicas podem ficar para sempre na cabeça de quem joga.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Ciência & Tecnologia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s