Antivírus: como eles protegem o computador?

por Carolina Ferrari

 

Proteger o computador de hackers é uma preocupação constante dos usuários. A principal ferramenta desses piratas virtuais são os vírus. Um vírus, ao contrário do que parece, não é criado com o intuito de danificar sistemas operacionais (Windows, Linux, Ubuntu, MAC etc), mas alguns são tão complexos que levam o usuário a ter que fazer a reinstalação de todo o sistema, ou seja, formatar sua máquina. Muitos desses agentes infecciosos eletrônicos são arquivos perigosos criados para captar senhas de bancos para controlar contas online e clonar cartões de crédito.

O antivírus é um software criado e programado para identificar os vírus no computador

O antivírus é um software criado e programado para identificar os vírus no computador

 

Para evitar que o computador seja “contaminado”, um recurso importante é o antivírus. Segundo o técnico em informática Cristian Turini, o antivírus é um software criado e programado para identificar os vírus no computador. “Ele trabalha, geralmente, com leitura de codificação, isso quer dizer que ele consegue ler os códigos mais comuns usados nos vírus, podendo, assim, removê-los”, explica.

 

No entanto, a remoção nem sempre acontece. “Os vírus descarregados no sistema, que não tem muito tempo de uso, ou aqueles de periculosidade mais baixa, são facilmente detectados e apagados pelo antivírus. Já aqueles que estão sendo executados, ou estejam associados a algum arquivo ou programa em execução, o antivírus encontra dificuldade em finalizar o processo e conseguir apagar o arquivo de vírus”, esclarece o técnico em informática.

 

Turini explica que não existem grandes diferenças entre os antivírus licenciados e os obtidos gratuitamente na Internet. “Basicamente, não há diferença entre eles, visto que os dois têm a mesma finalidade. A questão final seria a completa remoção de vírus e o suporte integral que os antivírus pagos ou comprados com licença original têm. Os disponibilizados gratuitamente são versões mais simples e com menos suporte em relação aos pagos”, comenta.

 

Alguns vírus são tão complexos que levam o usuário a ter que formatar seu computador

Alguns vírus são tão complexos que levam o usuário a ter que formatar seu computador

Para resguardar o computador, além do antivírus, o usuário deve tomar algumas precauções. Ao navegar na Internet, ele deve ter atenção ao visitar páginas desconhecidas e que seja necessário descarregar no computador seu conteúdo para que sejam visualizadas. O usuário também deve ter cuidado ao fazer downloads de anexos e arquivos de e-mail e estar atento a sites com anúncios que ofereçam prêmios.

 

Fora da Internet, deve-se ter maior cuidado com arquivos transferidos por CD, DVD, disquete, pendrive ou qualquer outro dispositivo de armazenamento removível que possam ter sido contaminados por outra máquina.

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Ciência & Tecnologia

Uma resposta para “Antivírus: como eles protegem o computador?

  1. Rafael M.

    Olá,

    Matéria ficou bacana, mas corrigindo: O Ubuntu é um linux, e não um outro sistema operacional.

    Outra coisa que seria interessante, seria recomendar os melhores antivirus…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s