Banner digital é eficaz mesmo quando não é clicado

por Vanessa Vieira

modelo01A empresa norte-americana ComScore, que mede audiência na internet, concluiu, após estudo, que os anúncios em forma de banner têm impacto mesmo quando não são clicados. Essa conclusão contradiz a ideia que muitos anunciantes tinham de que, para avaliar uma publicidade, era necessário somar o número de cliques.

A pesquisa trabalhou com dois grupos de internautas. Um deles foi exposto aos anúncios e o outro não. Foram avaliadas 139 campanhas publicitárias. Após um mês, as vendas online aumentaram 27% com os banners. Já as vendas offline cresceram 16,6%. No setor online, para os que viram as peças, as vendas chegaram a US$ 1.263. No grupo dos que não viram, o valor chegou US$ 994. Além disso, o número de visitas no site do anunciante aumentou 45%. Do total, em média, 4,5% não viram o anúncio e mesmo assim acessaram.

De acordo com o designer gráfico Douglas de Oliveira, a procura pela elaboração de banners para a internet é grande. “O banner é um diferencial. As empresas precisam acompanhar o mercado. Hoje a internet é o melhor meio para se divulgar marcas”, diz. Mesmo assim, Oliveira revela que o anúncio digital cumpre seu papel de atrair a atenção dos clientes, mesmo quando não são acessados.

O mais interessante na pesquisa da ComScore é que os anúncios também aumentaram as vendas no meio offline, chegando a US$ 9.905 entre os que não foram expostos e US$ 11.500 entre os que viram.

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