Juiz de Fora participa da segunda etapa nacional de vacinação contra poliomielite

por Carolina Ferrari

 

Com slogan "Não dá pra vacilar, tem que vacinar",  campanha prevê imunização de 14,7 molhões de crianças

Com slogan "Não dá pra vacilar, tem que vacinar", campanha prevê imunização de 14,7 molhões de crianças

 

Para manter o Brasil na condição de país certificado internacionalmente na erradicação da poliomielite, evitando a circulação do vírus, o Ministério da Saúde promoveu, no último dia 19 de setembro, a segunda etapa nacional de vacinação contra a doença.

 

A meta do Ministério da Saúde era vacinar 95% das 33.666 crianças, entre zero e cinco anos, residentes em Juiz de Fora, inclusive para aquelas que não receberam a dose na primeira etapa da campanha, realizada em junho. Em 2008, Juiz de Fora não alcançou a meta, vacinando apenas 75,5% do público infantil nessa faixa etária.

 

Rosangela Freguglia, enfermeira coordenadora da campanha na Unidade Básica de Saúde (UBS) do São Pedro, explica que a imunização contra a poliomielite é muito importante. “Imunizar as crianças é impedir que o vírus invada, novamente, o território nacional. Temos que fazer uma barreira, porque nessa época de globalização é muito comum o ir e vir de pessoas entre os continentes. Nós não podemos correr o risco de expor nossas crianças a essa doença”, esclarece.

 

Em 2008, Juiz de fora não atingiu a meta de imunização
Em 2008, Juiz de fora não atingiu a meta de imunização

De acordo com Rosangela, as crianças que não puderam ser imunizadas no dia da campanha podem procurar as UBS para regularizar o cartão de vacinas. “Vamos continuar vacinando até atingir a meta de cobertura”.

 

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que, no mundo, há 19 países polioendêmicos, contabilizando, em 2009, 436 casos confirmados da doença. Países como Nigéria (com 256 casos), Índia (com 43 casos), Afeganistão (com 7 casos) e Paquistão (com 12 casos) estão entre aqueles com o vírus circulante.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Cotidiano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s