Juiz de Fora: um polo turístico em potencial

por Reginaldo Alves

           Museus, praças, mirantes, parques, Usina de Marmelos e Cine-Theatro Central. Esses são alguns dos atrativos turísticos que Juiz de Fora possui. A maioria deles é destaque não somente pela importância visual ou cultural, mas, principalmente, pela relevância histórica. Entretanto, o turismo local é uma atividade quase inexistente. Segundo um levantamento realizado pelo Sistema Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, o SEBRAE, a cidade pode se destacar pela realização de eventos e negócios.

A cidade tem condições de se tornar um pólo atrativo para o turismo e eventos e negócios

A cidade tem condições de se tornar um pólo atrativo para o turismo e eventos e negócios

            Vaniza Shuler, consultora do SEBRAE, desenvolveu um estudo sobre a prospecção do turismo de eventos e negócios em Juiz de Fora. Através desse prognóstico, ela aponta algumas vantagens oferecidas pela cidade como, por exemplo, localização geográfica privilegiada, rede hoteleira de qualidade e a presença de um centro de convenções, situado a 16 km do centro.

            A consultora afirma que é muito importante a realização de parcerias com universidades, para que, dessa forma, profissionais qualificados possam oferecer serviços de qualidade para o turista de negócios. Ela também destaca qual é a maior dificuldade enfrentada pela cidade em relação ao turismo. “A cidade não possui uma imagem consolidada nos âmbitos nacional e internacional, o que acaba dificultando a realização de eventos que atraiam turistas para Juiz de Fora”.

 

Proposição de ações

           

Para propor ações e fazer levantamentos acerca do potencial turístico da cidade foi criado o Fórum de Turismo. A última edição aconteceu no dia 15 de setembro e a próxima será realizada em dezembro. O Fórum é aberto e flexível, e acolhe novas demandas e setores interessados em participar.

Danielle é gestora do Núcleo de Turismo da Subsecretaria de Desenvolvimento da PJF

Danielle é gestora do Núcleo de Turismo da Subsecretaria de Desenvolvimento da PJF

A gestora do Núcleo de Turismo da Subsecretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura Municipal, Danielle Feyo, salienta que não existem problemas no setor, mas sim dificuldades. “As ações eram desenvolvidas de formas isoladas, não articuladas. Cada setor desenvolvia os projetos de sua respectiva instituição. Com o Fórum de Turismo, queremos aproximar o poder público de todas as empresas relacionadas ao turismo. Assim, atuaremos em conjunto para que possamos elaborar ações que façam de Juiz de Fora um destino turístico de eventos e negócios de excelência”.

De acordo com Danielle, a intenção é promover 14 ações relacionadas ao setor. Entre elas, está o desenvolvimento de uma campanha interna para a cidade, a criação de um portal na internet, o mapeamento dos indicadores econômicos movimentados pelo turismo e o levantamento do perfil do turista que vem a Juiz de Fora. Para a concretização das atividades, foram criados cinco grupos de trabalhos: promoção, políticas públicas, informação para o turismo, qualificação e capacitação e o grupo da infra-estrutura turística.

Juiz de Fora preenche vários requisitos para se tornar um polo turístico. “A cidade está localizada próxima aos grandes centros emissores de turismo, onde estão concentrados os grandes eventos, como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Além disso, conta com uma estrutura apropriada com restaurantes, casa de shows, serviços que propiciam o desenvolvimento do turismo”, declara a gestora do Núcleo de Turismo. (ouça a sonora de Danielle Feyo)

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Política

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s