Horário de Verão é certeza de economia para juizforanos e Cemig

Paulo Lopes

Há menos de um mês para o horário de verão, os juizforanos e a Cemig já começam a pensar na economia de energia. Ivonete Carvalho, dona de casa, não vê a hora de começar a vigorar o novo horário. “Vai ser uma economia boa, pois a casa é grande e tem muitas lâmpadas. Sem dúvida, um bom desconto na conta de luz”.

Horário de Verão vai de 18 de outubro à 21 de fevereiro

Horário de Verão vai de 18 de outubro à 21 de fevereiro

O horário de verão começa à meia noite do dia 18 de outubro e termina à meia noite de 21 de fevereiro. Segundo a Cemig, na última edição, a economia energética residencial de Minas Gerais chegou aos 5%.

A queda na demanda máxima, pico diário de carga que ocorre entre 18h e 22h, na área da concessão mineira foi estimada em 3,2%. Essa porcentagem representa uma economia de 240 megawatts (MW), energia equivalente à consumida durante a noite por uma cidade de 700 mil habitantes. No consumo total, houve economia de 0,5%, no período, o que representa cerca de 91 megawatts/hora (MG/h). A redução é suficiente para abastecer um município do tamanho de Juiz de Fora durante um mês.

O horário de verão foi implantado no Brasil em 1931. O objetivo é aproveitar a luz natural por mais tempo e, assim, reduzir o consumo de energia elétrica nos quatro meses de maior demanda. A lógica é utilizar a iluminação artificial mais tarde do que aconteceria normalmente. Desde sua implantação, o horário de verão já foi adotado 38 vezes.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Economia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s