Concurso de redação movimenta escolas municipais

por Clarissa Campos

Com o aumento da expectativa de vida, o mundo começa a ter que lidar com muitos cidadãos idosos. Em Juiz de Fora, essa situação não é diferente. Pensando nisso, foi lançado, no último dia 16, o projeto TemporalIDADE. Esta é uma ação conjunta da Associação Municipal de Apoio Comunitário (AMAC), por meio do Centro de Referencia Especializado de Assistência Social (CREAS), com a Secretaria de Assistência Social e da Secretaria de Educação. A ideia é promover a integração do jovem e do idoso na comunidade e, especialmente, na família.

Com esse objetivo, foi elaborado um concurso de redação, destinado aos alunos do sexto ao nono ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). No lançamento do projeto, foi feita uma palestra para os profissionais da área de educação que vão trabalhar o tema dentro das escolas e organizar o concurso. O tema das redações é “O relato da história de um idoso”. Segundo Maria Cláudia Dutra, coordenadora do CREAS Idoso/Mulher, “a intenção é que o aluno vá pra casa, vá para a comunidade, converse com um idoso e faça o relato dessa história pessoal”. Assim, já se começa a promover o diálogo entre o jovem e o idoso, chamado de intergeracional. Maria Cláudia falou um pouco mais sobre os objetivos do concurso: “A intenção é valorizar a pessoa idosa”. Ouça.

Sede do Creas Idoso/Mulher

Sede do Creas Idoso/Mulher

Cronograma

Os professores estão trabalhando o tema nas escolas desde segunda feira, dia 21. Essa etapa vai até o dia 6 de novembro. Nos dias 9 e 10 de novembro haverá uma seleção interna nas escolas para escolher as melhores redações, que serão enviadas para a Secretaria de Educação nos dias 12 e 13 do mesmo mês. O resultado do concurso será divulgado nos dias 19 e 20. A premiação acontece no dia 27 de novembro. Serão premiados os autores das duas melhores redações de cada uma das duas categorias (Escolas Municipais e EJA). Os primeiros lugares ganham um microcomputador e os segundos, uma câmera digital. Os professores responsáveis pelos alunos premiados recebem um vale-livro no valor de R$ 150.

A cerimônia de premiação será realizada no Centro de Convivência do Idoso “Dona Itália Franco”, na Rua Espírito Santo, 434, às 9h. Outras informações no site do Creas.

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Política

Uma resposta para “Concurso de redação movimenta escolas municipais

  1. Sandra Moreira

    Super orgulhosa – meu aluno Ramon foi premiado!!!!!!!!!!!!!!
    Amei participar!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s