Instalação de tecnologia 3G gera polêmica em Juiz de Fora

Antena_telefonia_huetos

Tecnologia 3G pode demandar instalaço de novas antenas

Com a queda da Lei Municipal 11.045/05, que definia parâmetros para a instalação de antenas e transmissores em Juiz de Fora, o Ministério Público solicitou das operadoras de telefonia o prazo estimado e o plano de execução para a instalação da tecnologia 3G na cidade.

A lei municipal de 2005 foi considerada inconstitucional pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais, passando a vigorar a Lei Federal 11.934/09, que estabelece para todo o país as regras para a instalação dos transmissores. “A lei Federal é mais permissiva com relação à rede de antenas a serem implantadas”, comenta o promotor Júlio Cesar da Silva sobre o que acredita ser a hora certa da expansão da rede.

Segundo o técnico de telecomunicações Alexandre Souza, não é a primeira vez que as leis sobre a instalação de antenas ficam no caminho das novas tecnologias. “São comuns os conflitos entre a população e as empresas que instalam os transmissores. As pessoas tem medo das antenas perto de suas casas. Pra isso, foram criadas as leis que regulamentam as instalações. Para evitar o problema e evitar a necessidade da instalação de novas antenas, sugere-se o compartilhamento das estruturas.”

O vereador Flávio Checker (PT) discute o papel das operadoras na instalação da nova tecnologia: “Parece que as empresas não instalam a tecnologia propositalmente e só vão fazer isso quando a lei na cidade for menos dura.” As operadoras esperam agora que o município não recorra à decisão do TJ, para que depois comecem a trabalhar na implantação da rede de telefonia 3G.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Política

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s