Novo equipamento de segurança para taxistas já pode ser instalado

Por Michele Leite

Os taxistas de Juiz de Fora já estão autorizados a instalar um luminoso vermelho nos carros. O decreto foi publicado pela Prefeitura no dia 16 de outubro e o equipamento é considerado mais uma medida de segurança para a categoria.

De acordo com o presidente do Sindicato de Taxistas e Transportadores Autônomos de Juiz de Fora, Aparecido Fagundes da Silva, a discussão a respeito da instalação do luminoso é antiga e havia divergências entre o Sindicato e a Associação dos Taxistas em relação à obrigatoriedade ou não de colocar o equipamento. Mas, segundo Aparecido, ficou estabelecido que a decisão de instalar o luminoso cabe ao permissionário, além de ser o responsável também pelos custos. Ele ainda completa que o interessado já pode se dirigir à oficina autorizada para instalar o equipamento na capota dos carros.

Segundo matéria divulgada no portal Acessa.com, o presidente da Associação de Condutores Autônomos de Serviço de Táxi de Juiz de Fora, Luiz Gonzaga Nunes da Costa, relatou que a reivindicação do sinal luminoso foi apresentada pela categoria em 1997. “Estamos lutando por isso há muito tempo. O decreto revela que nossas necessidades foram percebidas.”

Além da instalação desse novo equipamento, os taxistas podem realizar outras tarefas que garantem um pouco mais de segurança, como por exemplo, parar em um Posto Policial quando se sentirem ameaçados e exigir dos clientes a apresentação do documento de identificação ao adentrar ao carro. Porém, de acordo com Antônio Fagundes, muitos trabalhadores não fazem isso por entender que é uma maneira de constranger o passageiro. Ouça a opinião de um taxista sobre as vantagens do equipamento.

Para a estudante Marcela Santos, que costuma utilizar o serviço de táxi, essa medida é positiva tanto para o taxista quanto para o passageiro. “Acredito que esse luminoso vai garantir mais segurança para essa classe que trabalha com diferentes tipos de pessoas. Isso vai ser bom para a população ficar em alerta também quando acontecer alguma coisa. Mas, ao mesmo tempo, os taxistas têm que usar com cautela para que o equipamento seja eficiente”, diz a estudante.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Cotidiano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s