Stand-up Comedy em Juiz de Fora: Rafinha Bastos se apresenta no Central e consagra modalidade teatral na cidade

Por Gláucia Almeida

“Meu nome é Rafinha Bastos, eu sou gaúcho. É eu sei o que vocês estão pensando.O que vocês chamam de gay eu chamo de conterrâneo”. Foi assim que começou a apresentação de Rafinha Bastos, repórter do programa “Custe o Que Custar” (CQC) da TV Band, no palco do Cine Theatro Central neste fim de semana. Esta acidez dosada sobre o cotidiano, a vida doméstica e as neuroses urbanas é que tem atraído centenas de pessoas ao espetáculo “A Arte do Insulto”, em cartaz desdemarço de 2007 . Em Juiz de Fora, os ingressos se esgotaram na sexta-feira e foi necessária uma sessão extra para atender ao sucesso que o stand-up comedy está fazendo na cidade.

DSC07950

Na tarde deste sábado, a fila para comprar os ingressos da sessão extra se formou rapidamente

De pé num palco vazio, com um microfone na mão, vestindo uma calça jeans e uma camisa preta de malha ele arrancou gargalhadas da plateia quase em tempo integral e se defendia quando abordava com humor um tema polêmico. “Eu respeito todas as opções sexuais hein gente! Fazer piada não dói. Pode rir, é só piada, não machuca”.

As risadas ficavam ainda mais intensas quando Rafinha falava sobre manias e hábitos do dia-a-dia. “Gente, eu sou muito preguiçoso. Minhas três atividades preferidas são dormir, descansar e tirar uma soneca”. A estudante Janaína Rodrigues, que nunca esteve num stand-up, não parou de rir um minuto sequer durante o show e se entusiasmou “vou vir sempre”.

DSC07959

Rafinha Bastos arrancou gargalhadas em tempo integral durante o stand up "A Arte do Insulto"

Mas Rafinha não está sozinho nesta modalidade teatral que vem se tornando cada vez mais popular no país e em Juiz de Fora. O Central já foi palco de outros grandes nomes nacionais do stand-up comedy como Oscar Filho e Marco Luque, todos com recorde de público.

A cidade conta também com outros palcos (uns menos formais que outros) para atender a essa nova demanda. É o caso do Crise! teatro e bar que reúne uma clientela eclética e fiel, à procura de um barzinho com conteúdo, como afirma Naressa Coelho, da assessoria de comunicação do bar. “Recebemos famílias, casais e principalmente grupinhos de amigos que vêm, assistem à apresentação do dia, bebem alguma coisa e depois vão pra festas ou boates aqui perto. O bar já virou ponto de encontro da galera e o nosso diferencial é que trazemos um pouco de cultura aliado a um ambiente descontraído”.

Além de bebidas e aperitivos, o Crise! teatro e bar tem no cardápio apresentações humorísticas. Dentre elas, os stand-ups que, segundo Naressa, movimentam o bar e já se tornaram garantia de público. “O público gosta muito dos stand-ups, porque é a comédia de cara limpa, que fala da vida das pessoas. Nós já tivemos aqui apresentações do Fábio Porchat que está no quadro “Exagerados” do Fantástico, Os Fulanos que já se apresentaram no programa do Faustão, Bruno Motta e também o Gustavo Mendes que é de Juiz de Fora e já participou do programa do Tom”.

Stand-up comedy

Criado e aprimorado por humoristas norte-americanos como Ray Romano, Whoopy Goldberg e Eddie Murphy, o stand-up comedy já virou mania nacional. Ao contrário do teatro clássico e dos programas de humor exibidos pela televisão que reúnem grande elenco, figurinos, sonoplastia e cenário, o stand-up utiliza apenas um recurso: o humorista. Sozinho no palco, o ator diverte o público com piadas inspiradas a partir da observação de situações do cotidiano. No caso de Rafinha Bastos, as piadas são críticas bem humoradas relacionadas a assuntos polêmicos em discussão pela sociedade como a pena de morte, eutanásia e religiosidade.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Cultura e Arte

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s