Halloween já faz parte do cotidiano de alguns brasileiros

Por Cíntia Guimarães

O dia 31 de outubro é comemorado nos países ocidentais. O halloween, ou dia das bruxas, surgiu entre o povo celta, que acreditava que no último dia do verão os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos.

Number One

Escola preparada para o dia 31

Por ser uma festa pagã, a data foi considerada dia das bruxas na Idade Média. Naquela época, quem comemorava o dia era perseguido e condenado à fogueira pela Inquisição. Mais tarde, a Igreja cristianizou a festa criando o Dia de Finados, 02 de novembro, para diminuir as influências pagãs na Europa.

A tradição ganhou força nos Estados Unidos, levada por imigrantes irlandeses no século XIX. Os norte-americanos comemoram a data decorando a casa com objetos assustadores para espantar os espíritos, além de realizarem bailes para adultos e jovens. As crianças participam da festa se fantasiando, batendo de porta em porta e soltam a frase “doçuras ou travessuras”. Em troca, elas ganham guloseimas, balas e chocolates.

Repercussão no Brasil

No Brasil, a comemoração da data é recente. A festa ganhou força por causa da influência do cinema americano e também dos cursos de língua estrangeira. Os cursos de inglês, principalmente, começaram a comemorar a data para que os alunos pudessem vivenciar a cultura norte-americana.

Em Juiz de Fora, a comemoração é feita há mais de 20 anos. Segundo a coordenadora administrativa do curso de inglês Number One, Leila Rodrigues Chagas, a escola comemora a data desde a fundação da escola, há mais ou menos 27 anos.

Na Number One acontecem duas festas ao mesmo tempo. “Todo ano acontece o halloween junto com a festa do pijama. Tem concurso de fantasia, som com DJ e, depois da festa, eles ficam na própria escola, dormem aqui”, afirma. Leila conta que as crianças adoram a comemoração, mesmo sem entender o verdadeiro sentido da festa.

A coordenadora pedagógica do curso, Adriane Halfeld, afirma que o cursinho utiliza da decoração para chamar a atenção dos alunos. Além disso, é o que mais se parece com a festa dos Estados Unidos. A coordenadora explica ainda como surgiu o simbolismo da abóbora.

Adriane conta que teve a oportunidade de participar da festa com uma criança, quando esteve nos Estados Unidos. Ela afirma ter sido uma experiência bem interessante.

Outra tradição em Juiz de Fora

Além dos cursos de inglês, um outro Halloween vem se tornando tradicional na cidade. É o Halloween do Motoclube Filhos do Trovão. Segundo o presidente do motoclube, José Carlos Castilho, a primeira festa aconteceu em 2001, na inauguração dos Filhos do Trovão. “Fizemos o halloween porque era uma festa muito comentada, mas que poucos conheciam. Então, decidimos fazer para oferecer algo diferente aos participantes. Foi um sucesso e passamos a realizar a festa todos os anos”, conta.

Motoclube
Decoração no Motoclube do Halloween de 2008

 No dia do halloween do Motoclube também acontece o batismo dos novos integrantes. “Decoramos nossa sede com túmulos e bolas nas cores roxo, laranja e preto. Fazemos uma marcha fúnebre carregando velas nas mãos. Tudo ao som de músicas relacionadas a data, como uivos de lobo, psicoses, arrastar de correntes, entre outros efeitos sonoros. Mas isso acontece durante a iniciação. Depois, uma banda ou DJ toca para gente”, afirma Castilho.

A festa dos Filhos do Travão é aberta ao público. Quem quiser participar pode ir à sede do clube levando 2Kg de alimentos não perecíveis, ou então, comprar o ingresso que custa R$7. Os alimentos são doados para instituições filantrópicas de Juiz de Fora. O Motoclube Filhos do Trovão fica na rua Eduardo Weiss, bairro Fábrica, e o Halloween acontece no dia 31.
Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Cultura e Arte, Primeira Página

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s