Empresariado da Zona da Mata discute desenvolvimento da região

Por Aldine Mara

No último dia 29, empresários participaram do “III Fórum de Desenvolvimento de Juiz de Fora, Zona da Mata e Vertentes” realizado pela Agência de Desenvolvimento de Juiz de Fora e região (ADJFR). convite2O evento, que aconteceu no Victory Business Hotel durante todo o dia, teve como tema: “Incentivando o Crescimento Regional Mata e Vertentes – Força Empreendedora Sim”.           

O evento tem como objetivo a troca de informações e debate de idéias sobre o desenvolvimento sustentável, a fim de promover um avanço sócio-econômico para a região da Zona da Mata. O público alvo abrange empresas públicas e privadas dos setores primário, secundário e terciário, instituições de ensino, prefeituras das regiões e a sociedade em geral. 

 O encontro, que acontece de dois em dois anos, é realizado sempre no mês de outubro. Para essa edição, esperava-se um público estimado em 500 pessoas, mas de acordo com a chefe de cerimonial do evento, Mariana Bellei, cerca de 170 pessoas participaram do Fórum. “Em 2007, quando organizamos o II Fórum tivemos a presença de quase 600 inscritos. Um dos convidados foi o Vice-Presidente da República, José Alencar, e isso chamou muito a atenção do público”, comenta.

 Participações

 Este ano, nomes do mercado sócio-econômico participaram do encontro. Na abertura oficial estiveram presentes o Prefeito de Juiz de Fora, Custódio Mattos; o Reitor da UFJF, Professor Henrique Duque; o Presidente do BDMG (Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais), Paulo Paiva; Diretor-Presidente da Medquímica, Jorge Lages; Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico de Juiz de Fora, André Luiz Zuchi; o Secretário de Desenvolvimento Tecnológico da UFJF, Paulo Augusto Nepomuceno; além do Presidente da ADJFR, Luiz Geraldo Soranço. 

Além das palestras, o evento contou com uma novidade: a realização de workshops sobre temas ligados a ferramentas de gestão e empreendedorismo. Ao todo foram três: “Sebrae MG – Desenvolvimento regional: geração de emprego e renda”, presidido pelo gerente da Macro-Região Leste do SEBRAE-MG, João Roberto Marques; “EMBRAPA Gado de Leite – A EMBRAPA e o PROETA na Zona da Mata e Vertentes”, sob responsabilidade do técnico da área de negócios tecnológicos, José Roberto Ferreira e o workshop “BDMG – Soluções Financeiras que o BDMG pode oferecer para a região da Mata e Vertentes”, ministrado pelo coordenador do núcleo de parcerias do BDMG, Marçal João Guilherme. 

AK000135_3

"Quem participa desse evento busca, principalmente, crescer junto com a região", Maria Ivone Jardim, secretária executiva da ADJFR

De acordo com a secretária executiva da ADJFR, Maria Ivone Jardim, os workshops servem para que os participantes possam trocar informações e se interagir. “Foram apenas três workshops. Queríamos que fosse mais, mas o espaço não deu. Eles falam das dificuldades, do que eles podem oferecer o que eles podem conquistar aqui na região em prol do desenvolvimento”, afirma Ivone. Para ela, o destaque foi o workshop do BDMG, que apresentou um plano de financiamento para as prefeituras e para empresas. 

A programação contou ainda com a presença do Presidente da Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Reginaldo Braga Arcuri. Reginaldo foi responsável pela conferência de encerramento. 

 “Eventos como esse são importantes para divulgar as empresas da região em prol do desenvolvimento. As empresas ficam conhecendo as demais empresas e focam no mesmo objetivo, que é o desenvolvimento regional da Zona da Mata e Vertentes”, conclui Maria Ivone 

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Economia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s