Capacitação de agricultores promove a economia rural em JF

Maristela Meireles

 A economia rural está sendo fomentada na cidade. Terminou no último dia 30, mais dois cursos da Secretaria de Agropecuária e Abastecimento (SAA) para a capacitação dos produtores rurais da região. As temáticas foram “Trabalhador na Administração de Propriedades e Regime de Economia Familiar” e “Trabalhador na Inseminação Artificial de Bovinos”. Os cursos fazem parte da agenda de desenvolvimento da SAA, para 2009 e têm o objetivo de capacitar os pequenos produtores para administração e desenvolvimento de suas propriedades.

Segundo o Secretário de Agricultura e Abastecimento, Cláudio Nápolis, a agenda de desenvolvimento possui três pilares: o fomento do associativismo, a capacitação tecnológica e gerencial e a articulação institucional. A programação para esse ano foi de 21 cursos. No primeiro semestre foram realizados seis. Dos 15 restantes para a segunda metade do ano, oito já foram realizados.

Os cursos são destinados às comunidades rurais da região. Cláudio explica que a meta da SAA é fomentar o desenvolvimento do espaço rural, orientando os produtores com relação às novas tecnologias e a qualidade do leite. O responsável pelo conteúdo curso de administração, Manoel Alberto Monteiro, ressaltou que as aulas servem para aperfeiçoar o produtor rural, a fim de que ele possa gerenciar a sua propriedade observando basicamente quatro áreas da administração: comercialização e marketing, relações humanas, produção e finanças.

Francisco de Paula foi um dos agricultores participantes do curso de administração e afirma que as aulas ampliaram seus horizontes: “Esses cursos são importantes para que a gente saiba como nosso produto chega ao mercado e como podemos fazer para aumentar nossos lucros por conta própria, sem precisar da ajuda dos especialistas em economia”. As atividades, que foram do dia 26 ao dia 30 de outubro, totalizaram 40 horas de aula em cada curso.

Os interessados em participar dos próximos cursos devem procurar a SAA, no endereço Rua Maria Perpétua, 72, 4º andar, no bairro Ladeira. O atendimento é de segunda à sexta d 8h às 12h e das 14h às 18h. Os documentos exigidos na inscrição são carteira de identidade e CPF originais. Todos os participantes ganham certificado de conclusão de curso.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Economia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s