Exposição de fotos de Paris acontece em Juiz de Fora

HPIM4748

Exposição de fotos revela uma Paris desconhecida

Por Hellen Katherine

Os amantes e admiradores da capital francesa podem ver, em Juiz de Fora, fotografias de uma Paris inexplorada. Trata-se da exposição “Paris: algumas visões”, de Roosevelt Nina, que acontece, desde o dia 1o de outubro, na escola de idiomas Aliança Francesa de Juiz de Fora. Os visitantes poderão apreciar 24 fotografias de cenas inusitadas na cidade, todas em preto e branco sépia, tiradas em visitas do artista nos anos de 2002 e 2007.

O objetivo da exposição é mostrar ao público o que não se vê nos cartões postais, fugindo um pouco do olhar turístico ao qual todos os brasileiros estão acostumados. Esse foi o grande desafio do fotógrafo de 76 anos, uma vez que a cidade já foi muito fotografada. Outro diferencial da exposição de Roosevelt é o fato de todas as fotos apresentarem o número do negativo na parte inferior, destacando, assim, sua característica analógica. Os trabalhos, no tamanho de 20x20cm, estão expostos em pequenas molduras, de 40x40cm.

HPIM4745
São mais de 20 fotografias de cenas inusitadas da capital francesa.

Nascido em São Luiz do Maranhão, Nina morou em Paris por algum tempo. Atualmente, vive entre a cidade do Rio de Janeiro e Juiz de Fora. Na Aliança Francesa juizforana é a terceira vez que acontece uma exposição sobre Paris. Porém, para a presidente do curso e organizadora do evento, Walquíria Cardoso Vale, essa edição tem aspectos muitos peculiares. “Essa exposição mostra coisas singulares, não é o cartão-postal tradicional. São instantâneos do cotidiano, detalhes de vitrines, não é o padrão que a gente sempre vê”, diz. As outras exposições foram de fotografias coloridas. Walkíria acredita que esse é outro detalhe que faz toda a diferença. “O fato de ser preto e branco sépia realça ainda mais o aspecto artístico, chama mais atenção”, completa.

Para a diretora da Aliança Francesa de Juiz de Fora, Cristina Ribeiro Villaça, o maior objetivo da exposição está sendo cumprido: provocar interação entre as duas culturas. “As pessoas podem conhecer e se reconhecer nas fotos, tanto alunos quanto pessoas de fora”.

O Ano da França no Brasil

HPIM4744
Cristina (à esquerda) e Walkíria elogiam a exposição do artista

A mostra “Paris: algumas visões” integra a programação do Ano da França no Brasil em Juiz de Fora. Através de diversas parcerias, como a Casa de Cultura, a UFJF e a FADEPE, a cidade acompanha, desde o início do ano, uma série de eventos e produções relacionados à França. Walkíria também faz parte da comissão organizadora do ano na cidade. Ela afirma que um dos principais objetivos desse ano é mostrar a França contemporânea. “A maioria dos brasileiros conhece a França da história, dos reis. Não queremos tirar essa visão, queremos acrescentar. Essa visão histórica é super importante e é uma realidade, nós fomos muito influenciados. Mas esse ano tá mostrando o outro lado”, explica. E, segundo ela, a mostra de Roosevelt está alinhada a esse propósito. “Ela está bem no espírito do ano, porque mostra detalhes que normalmente você não presta atenção”.

O Ano da França no Brasil é, também, uma resposta ao ano de 2005, quando ocorreu o Ano do Brasil na França. O intercâmbio, promovido através de exposições e outros eventos nas mais diversas áreas de estudo, abre espaço para produções conjuntas e convênios entre os dois países, estreitando laços que sempre existiram. A diretora Cristina acredita que essas parcerias influenciam, diretamente, o âmbito acadêmico. “Sai um pouco do lugar-comum do turismo para aprofundar um pouco mais sobre outros aspectos. A gente vê pelos alunos, todos querem ir à França algum dia”.

A programação nacional do Ano da França no Brasil pode ser conferida no site do evento (www.anodafrancanobrasil.cultura.gov.br). A exposição “Paris: algumas visões” acontece até o dia 31 de outubro. De Juiz de Fora, as fotos de Roosevelt seguem para o Rio de Janeiro, assim como nas duas edições anteriores.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Cultura e Arte

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s