Pilates: uma nova tendência nas academias de ginásticas

Por Michele Leite

             O método Pilates, desenvolvido pelo alemão Joseph Pilates por volta de 1920, vem ganhando força desde a década de 1980. É um método que tem como princípio básico o powerhouse (casa de força) que consiste no trabalho do músculo transverso do abdômen acionado através da respiração, da dissociação e da fluência. Em Juiz de Fora, essa prática tem sido bastante comum nos últimos meses, principalmente nos ambientes das academias de ginásticas.

            De acordo com o personal e um dos donos da Fortes Academia, Allan Campos, o Pilates foi implantado há seis meses nessa academia e, desde então, tem tido bastante procura. Além disso, ele considera que o exercício já está se tornando uma tendência na cidade e é uma atividade complementar à musculação e aos exercícios aeróbicos. “Hoje temos cerca de 20 alunos. E eu acho que o Pilates é um serviço que vem a contribuir para estruturar o corpo e agir também na consciência corporal da pessoa, porque muitas vezes a musculação não favorece isso. O Pilates agrega”, afirma Allan.  

pilates

Aula personalizada é uma característica do Pilates

            Para a professora de Pilates da academia, Ana Carolina Ferreira, as pessoas normalmente optam por essa prática para fugir da rotina, das atividades físicas tradicionais como a musculação e a ginástica, e também, por indicação médica nos casos de problemas de coluna. Além disso, o ambiente é mais centrado e mais tranquilo e o atendimento é praticamente personalizado. “Aqui a gente conta com no máximo três alunos por horário, então foge daquela loucura do dia-a-dia, daquela coisa tradicional”, completa a professora. Para ela, o Pilates pode ser classificado tanto como uma atividade complementar quanto uma atividade única. Ouça

            Ana Carolina lembra ainda que o Pilates pode ser praticado por qualquer pessoa levando em consideração as restrições de cada uma. “A gente monta a aula individualizada. A aula sua é para você, é para o seu corpo e para as suas condições. Os exercícios podem ajudar a melhorar problemas de postura, então a gente faz a aula direcionada a cada tipo de problema”, ressalta a professora.

 

Outra novidade: o Power Plate

             Outra modalidade é o Power Plate que vem ganhando espaço no ambiente das academias. Essa novidade consiste em uma plataforma de vibração sobre a qual os alunos realizam os exercícios convencionais, que devem ser adequados para cada praticante. Para saber mais sobre o Power Plate, acesse: http://www2.uol.com.br/vyaestelar/atividade_fisica.htm

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Esporte, Primeira Página

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s