Poupança Jovem quer garantir 1° Emprego para Jovens Beneficiários

Por Gláucia Almeida

Começou na última quinta-feira, dia cinco, o cadastramento dos jovens beneficiários do Programa Poupança Jovem no Sine (Sistema Nacional de Emprego). De acordo com a coordenadora pedagógica do programa, Martha Schimidt, a ação tem o intuito de diminuir a evasão escolar e direcionar os jovens ao mercado de trabalho. “Nós vamos cadastrar todos os beneficiários no Sine, a expectativa é atingir os 4 mil jovens atendidos, com a possibilidade deles já tirarem as carteira de trabalho” (ouça). A iniciativa é da Prefeitura de Juiz de Fora e tem o apoio do Diretor Regional do Sine, Paulo Ely Braz Pereira.

A coordenadora pedagógica acredita que o jovem está se tornando cada vez mais importante para o mercado de trabalho e esta iniciativa pode prepará-los para futuras contratações. “Acreditamos que o Brasil está criando mais oportunidades de emprego para o jovem. As olimpíadas de 2016, por exemplo, vão demandar muita mão-de-obra de Juiz de Fora, que é uma cidade próxima do Rio de Janeiro. É uma promessa de crescimento para a nossa cidade e esses jovens vão estar preparados até lá”, afirma Martha.

A estudante Bárbara Gomes de 15 anos da Escola Estadual Sain´t Clair compareceu ao Espaço Poupança Jovem na última sexta para fazer o cadastramento. Para ela, a oportunidade de conseguir o primeiro emprego não pode ser desperdiçada. “Espero que eu consiga né? Porque nessa idade é muito difícil arrumar emprego. A gente tem que correr atrás, estar atento… É uma chance, vamos tentar”. (ouça)

DSC08015

Bárbara Gomes, 15 anos, fez o seu cadastramento com esperanças de conseguir o 1º emprego

O cadastro será realizado até o dia quatro de dezembro no Espaço Poupança Jovem (Rua Halfeld, 450 – 5º andar). Para fazer o cadastro o beneficiarios devem portar documento de identidade original e foto 3×4 recente, tirada especialmente para carteira de trabalho. A equipe do programa determinou os dias que cada escola deverá comparecer para a realização do cadastro e a expectativa é atender até 120 estudantes por dia.

Saiba mais sobre o Programa

O Poupança Jovem é um programa do Governo Estadual que foi municipalizado e atualmente atende 4000 mil beneficiários em 32 escolas estaduais. De acordo com Martha Schimidt, a intenção é cadastrar 15.000 alunos de toda a rede pública estadual até 2011. Atualmente, o programa atinge um total de 32.121 mil estudantes em oito municípios do estado. São eles: Governador Valadares, Esmeraldas, Ribeirão das Neves, Ibirité, Sabará, Juiz de Fora, Montes Claros e Teófilo Otoni.

Em sua essência o programa tem como principal objetivo fornecer recursos financeiros e de formação técnica para que estes jovens possam ter condições de gerar renda por conta própria no futuro . Eles receberão uma poupança de R$1 mil pela conclusão de cada um dos três anos escolares, que poderá ser sacada ao final do programa. Estes recursos são considerados como um incentivo pela estudante Mariana Gonçalves de 15 anos, “a gente tem direito a esse dinheiro, mas não podemos parar de estudar, nem repetir de ano e a frequência às aulas também são monitoradas”.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Economia, Política

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s