UBS Centro Sul realiza trabalho de prevenção à dengue

Por Michele Leite

 

            A Unidade Básica de Sáude (UBS), unidade Centro Sul de Juiz de Fora, iniciou no último dia 9 o trabalho de prevenção à dengue. A ação será realizada até o dia 30 de novembro e consiste em uma sala de espera sobre a doença. Esse procedimento visa conscientizar e sensibilizar as pessoas da importância de se prevenir a doença através de panfletos educativos e por meio da abordagem dos profissionais da saúde. O trabalho acontece de segunda à sexta em dois horários, às 8h e às 13h30, já que a demanda de usuários aguardando pelo atendimento é maior.

            De acordo com a enfermeira coordenadora do projeto, Edileni Gondim Simão, a iniciativa de promover essa campanha surgiu de uma segunda tentativa de realizar esse trabalho. A primeira vez que aconteceu essa campanha foi em janeiro desse ano, com exposição de painéis sobre a doença, uma mesa com um microscópio eletrônico com lâmina contendo o mosquito, tubos de ensaios com a larva, a pulpa, o mosquito da dengue e o comum, para que as pessoas pudessem diferenciá-los.

mural

Mural explicativo da doença utilizado em janeiro

            Além disso, ela afirma que a ação teve uma repercussão muito positiva. “Houve uma aceitação, uma visitação das escolas ao redor, tanto as particulares quanto as públicas. A terceira idade também esteve envolvida nessa prevenção. Foi bem legal. E, como está começando o verão, a gente resolveu fazer a campanha porque é a fase que mais ocorre casos suspeitos de dengue”, completa a enfermeira.

            Edilene lembra ainda que a visitação deve começar na próxima semana. Por enquanto, está sendo realizada somente a sala de espera, que fala de uma forma simples sobre a doença e que tem o objetivo de ser multiplicadora da informação. A enfermeira conta como é o trabalho nessa unidade.

          Diferentemente da ação realizada em janeiro, que teve a exposição de roedores causadores de doença, como os aracnídeos, por exemplo, o trabalho de prevenção dessa vez está voltado somente para o combate à dengue.

 

Algumas medidas preventivas para o controle de mosquitos*

  1. Evitar água parada.
  2. Manter totalmente fechadas cisternas, caixas d’água e reservatórios provisórios tais como tambores e barris.
  3. Furar pneus e guardá-los em locais protegidos das chuvas.
  4. Guardar latas e garrafas emborcadas para não reter água.
  5. Limpar periodicamente calhas de telhados, marquises e rebaixos de banheiros e cozinhas, não permitindo o acúmulo de água.
  6. Não acumular latas, pneus e garrafas.
  7. Encher com areia ou pó de pedra poços desativados ou depressões de terreno.

*Medidas preventivas para o Controle de Mosquitos – Fonte: CVS 09 de 16 de novembro de 2001.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Cotidiano, Primeira Página

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s