Porque o sol nasce para todos…

Cães e gatos também precisam de cuidados especiais no verão

Por Lílian Máximo

Hanna

Protetor solar, roupas frescas e muita água. Com a chegada do verão, esses itens se tornam fundamentais para quem deseja passar sem problemas por essa estação. Porém, em meio a tantos cuidados com o próprio corpo, muitas pessoas esquecem que nem só os humanos sentem calor e precisam de cuidados especiais nessa época. Os animais domésticos sentem e sofrem com as altas temperaturas assim como nós e, por isso, também precisam se prevenir.

Durante este período do ano, é comum vermos os bichinhos de estimação tomarem mais água, procurarem sempre por sombras e ficarem muito tempo deitados no chão. Atitudes como essas mostram como cães e gatos, com todos aqueles pêlos, tentam se aliviar das altas temperaturas.

De acordo com a veterinária Luciana Rocha, Especialista em Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais, a incidência de raios ultravioletas é muito prejudicial. “Cachorros com pelagem branca devem ficar distantes do sol. Essa radiação pré-dispõe o animal até mesmo ao câncer de pele. Então, nós pedimos para que os donos desses animais passem, cada vez mais, protetores e bloqueadores solares”, comenta a veterinária.

Mas, e os pêlos? Como tentar aliviar o calor dos bichinhos? Segundo Luciana, é nessa época do ano que acontece a troca deles: “È uma queda abundante, de deixar tapete de pelagem no chão. O ideal é escovar bastante, para acelerar essa troca, cair logo a pelagem morta e já vim aquela melhor. Acho um pecado também aqueles pêlos enormes. Os donos devem cortar curtinho, facilita muito a vida do animal”.

Os banhos também são uma ótima forma de refrescar os cachorros, por exemplo. Luciana conta que eles devem ser com uma frequência maior. “Pelo menos uma vez por semana pode dar banho, para que eles possam se sentir melhor, mesmo que momentaneamente”.

Tom

Animais também sofrem com a chegada do calor

Além desses cuidados, outras atitudes podem ajudar no combate ao calor de cães e gatos, como trocar frequentemente a vasilha de água, para que eles possam tomar sempre líquido fresco e ficar alerta com a infestação de pulgas e carrapatos, que são muito comuns no verão. Ações simples como essas, com duração de apenas três meses, ajudam e deixam mais contentes os amigos do ano todo. Os bichinhos agradecem.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Cotidiano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s