Site disponibiliza sorteio de amigo oculto gratuito via internet

Por Michele Leite

O Natal está chegando e, nessa época, é muito comum as pessoas realizarem confraternizações em família, nos locais de trabalho e com os amigos. Seja como for, a prática do amigo oculto, ou secreto, é uma brincadeira bem presente. Porém, muitas vezes, a reunião de todos os participantes para fazer o sorteio não é possível, pelos mais variados motivos.

Portal Acessa.com já realiza sorteio de amigo oculto online

Pensando nisso, alguns sites disponibilizam o sorteio online para facilitar a troca entre as pessoas e possibilitar a participação de todos. O portal Acessa.com é um exemplo disso. O serviço é oferecido desde 2004 e a ideia surgiu a partir de uma pauta sobre opções diferentes de amigo oculto. Foi solicitado, então, um programa que realizasse o sorteio com o objetivo de incrementar o texto e colocar à disposição dos internautas as ferramentas que a internet permite. No início, o programa era utilizado em todos os especiais de fim de ano, porém, agora está disponível o ano todo.

 De acordo com a editora geral do portal, Priscila Magalhães, a participação dos internautas vem crescendo desde a implantação. “Em 2004 foram 34 sorteios. Em 2008 foram 2.191 e este ano, até o momento, 352”, ressalta.            

 Para participar, é só clicar na opção disponível na página inicial do portal e seguir as orientações. “Nos preocupamos em deixar tudo bem explicado para que o internauta tenha facilidade”, completa Priscila.

A editora do portal lembra ainda que alguns internautas têm dificuldades em relação ao programa. “Um dos maiores problemas que eles encontram é com as mensagens contendo os dados do sorteio. Às vezes, elas não chegam à caixa de entrada dos participantes. Por isso, orientamos que eles coloquem o e-mail amigooculto@acessa.com na lista branca (lista de e-mails que não serão barrados)”, afirma Priscila.

Vale ressaltar que em 2009 uma nova versão do programa, que garante mais autonomia ao internauta, foi colocada no ar. “Ele mesmo cadastra os participantes, envia os e-mails de convites, tem acesso aos e-mails de confirmação, pode incluir e excluir pessoas e, quando todos os participantes já tiverem confirmado a participação, ele mesmo dispara o sorteio. Agora, o programa também oferece um espaço para que o grupo envie informações sobre o local do encontro para revelar o amigo oculto. Um diferencial muito interessante é o serviço de recados. Os participantes podem mandar recados para quem ele tirou (recado anônimo) e para quem o tirou (não anônimo)”, explica a editora.

 

Entenda a brincadeira

O amigo oculto (secreto) é uma brincadeira tradicional das festas de fim de ano em que cada pessoa seleciona o nome de outra que esteja participando do sorteio (obviamente a pessoa não pode sortear ela mesma) e, posteriormente, é marcado um dia para fazer a revelação e a troca dos presentes. É comum que sejam dadas dicas sobre o amigo oculto, como características físicas ou qualidades, até que todos descubram quem é a pessoa. Alguns dizem características totalmente opostas para deixar a brincadeira ainda mais divertida.

Segundo o portal wikipedia, acredita-se que a origem da brincadeira advém dos povos nórdicos, porém, essa prática também tem costumes e tradiçoes de povos pagãos. É curioso notar que há algumas variantes do amigo oculto, tais como: amigo chocrete (também conhecido como amigolate) a base é a mesma, mas os presentes são chocolates; amigo da onça, também conhecido como inimigo oculto; amigo caneca, em que o presente é uma caneca; amigo secreto chinês, em que o objeto é o presente e não o amigo; e amigo secreto “elefante branco”, que é uma variante do amigo chinês.

 

Veja mais:

http://www.acessa.com/amigooculto/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Amigo_secreto

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Ciência & Tecnologia, Primeira Página

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s