Braile eletrônico: nova tecnologia permite leitura de impressos para deficientes visuais

Por Gláucia Almeida

Acaba de ser lançado um novo leitor de e-books (livros eletrônicos) destinado a portadores de deficiência visual, lançado pela Intel. O Intel Reader, especialmente desenvolvido para utilizadores cegos e com baixa visão, fotografa as páginas de um conteúdo impresso e reproduz em voz alta o texto escrito. A nova tecnologia promete ser uma opção no mercado que busca facilitar a vida de portadores de deficiência.

Pedro Namhan de Freitas é instrutor de informática da Associação dos Cegos de Juiz de Fora e ficou cego aos 22 anos, dois anos depois de concluir a faculdade de Direito. Na opinião dele, o novo leitor portátil pode significar independência na vida do deficiente visual. “Essa tecnologia daria mais agilidade ao deficiente, porque se ele quer ler uma conta que chegou pelo correio é só fotografar e ouvir. Se ele quisesse fazer isso hoje ele teria que pegar a conta, colocar num scanner, abrir o programa, scannear a conta e converter pra texto lido. Daria muito mais trabalho e exigiria que a pessoa tivesse um computador por perto e soubesse usá-lo”.

Pedro é instrutor de informática da Associação dos Cegos

Apesar das evidentes vantagens, o preço do Intel Reader é ainda bastante elevado, custando por volta de 1.500 dólares, o que corresponde a cerca de dois mil e quinhentos reais. O instrutor Pedro Namhan critica o alto preço das tecnologias voltadas aos deficientes. “Tudo que é feito para deficiente visual é caro, uma bengala com sensor, por exemplo, está cinco mil reais”. Para ele, estes recursos precisam ser barateados para que representem de verdade uma melhora na sua qualidade de vida. “É uma contradição que eu não entendo. Se o deficiente visual não tem colocação no mercado de trabalho e não consegue ter um emprego onde ele tenha um salário alto, por que esses recursos tem que ser caros desse jeito? O governo deveria subsidiar alguma coisa, ou ele mesmo comprar, porque a quantidade de deficientes é muito pequena e o governo tem dinheiro para isso”, contesta Pedro.

Como funciona o Intel Reader

Para utilizar o Intel Reader o usuário deverá colocar o equipamento um pouco acima do que pretende ler, o equipamento tira uma fotografia da página e, segundos após, o conteúdo é convertido em texto e fica disponível para ser visualizado num monitor de grandes dimensões ou lido em voz alta. O equipamento fotografa páginas de tamanho A5, possui suporte para arquivos MP3 e Wav, dois gigabytes de memória e uma tela LCD de 4,3 polegadas.

A principal vantagem do Intel Reader é ser portátil e de fácil manuseio

>> Assista o vídeo de demonstração do Intel Reader (em inglês)

Tecnologia e Autonomia

Pedro tornou-se instrutor de informática quando procurou a Associação dos Cegos para aprender braile e locomoção. Ele conta que a oportunidade de trabalho surgiu quando resolveu fazer aulas de informática para aprender a usar os programas de leitura de tela. “Na minha primeira aula a professora percebeu que eu sabia tanto quanto ela, aí ela me levou ao diretor da associação e estou trabalhando aqui até hoje”.

Programas de computador como o DOS-Vox facilitam a vida dos deficientes visuais

Hoje Pedro dá aulas para quatro turmas em dois turnos diferentes e os recursos que ele utiliza no computador facilitam a vida dele e a de muitos deficientes. Um deles é o Dos Vox, desenvolvido pelo Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), um sistema que se comunica com o usuário através de síntese de voz em português, viabilizando, deste modo, o uso de computadores por deficientes visuais, que adquirem assim, um alto grau de independência no estudo e no trabalho.

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Ciência & Tecnologia

Uma resposta para “Braile eletrônico: nova tecnologia permite leitura de impressos para deficientes visuais

  1. Angela M. Panconi

    Oi…
    Por favor, como faço para adotar um animal de pequeno porte, para ficar com minha cadelinha, de 6 anos… a Chelly?Ela tem 3 kilos. é criada dentro de casa e tem mt amor, mas falta-lhe um amigo ou amiga da mesma espécie.
    Por favor, espero alguma resposta.
    Desde já agradeço…
    Angela

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s