O destino do 13º salário dos juizforanos

Por Marina Vidal

 

Juizforanos buscam as melhores formas para gastar o 13º salário

O próximo dia 30 de novembro é esperado com ansiedade por muito brasileiros, pois quase 70 milhões deles vão receber o 13º salário. Vão ser mais de R$ 84 milhões circulando na economia. 

 Segundo pesquisa divulgada no dia 10 de novembro pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças Administração e Contabilidade (Anefac), 64% dos consumidores pretendem pagar dívidas com o 13º salário. Este é o caso de Fernanda Moreira. Ela pretende usar o dinheiro para pagar suas contas e arrumar a casa que foi afetada com as chuvas no início deste ano. “Este ano não irei comprar presentes, apenas lembrancinhas para os familiares e amigos mais próximos”.

 Outras pessoas preferem economizar nas compras de final de ano e aproveitar o dinheiro para fazer uma viagem. A bióloga Gláucia de Oliveira pretende fazer um passeio para Ilha Grande. “Consegui não criar dívidas e agora pretendo aproveitar essa oportunidade para viajar e descansar”.

 O comércio de Juiz de Fora, no entanto, está otimista com as vendas do Natal e com o 13º dos consumidores. De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Juiz de Fora (CDL), Vandir Domingos, as expectativas são que as vendas cresçam cerca de 8%.

 O superintendente da Câmara dos Dirigentes LogistasCDL/JF, Carlos Fernandes, também espera que o 13° salário ajude pessoas a limpar o nome no SPC. Ele relata que apesar do crescimento de 2,82% da inadimplência em setembro, a expectativa para o fim do ano é de diminuição desse índice. Espera-se que até dezembro, a segunda campanha de recuperação de crédito seja colocada em prática. 

 Outro fator que contribui para que os consumidores gastem o 13º no comércio da cidade é a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). A medida anunciou a queda da alíquota de eletrodomésticos, geladeiras, fogões e máquinas de lavar. Entre os produtos mais procurados nessa época do ano, a TV de LCD é a campeã de vendas.

 A pesquisa da Anefac mostrou que apenas 1% guardam o dinheiro do 13º. Alguns economizam pensando nas contas do início do ano seguinte, com matrícula dos filhos, IPVA, IPTU, entre outras. Francisco Diogo é aposentado e diz que pretende guardar este dinheiro para não passar aperto no início de 2010. A segunda parcela do 13º deve ser paga no dia 20 de dezembro.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Economia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s