Paintball: algumas manchas e muita diversão

Por Gláucia Almeida

Nos últimos dez anos, o Paintball se revelou um sucesso com cerca de quinze milhões de praticantes em todo o mundo. Em Juiz de Fora o sucesso não é diferente pois os campos da cidade recebem público de todas as idades. O jogo, além de ser considerado uma ótima atividade física, promete muita adrenalina e pode ser usado como treinamento vivencial para empresas.

O Paintball é um esporte radical onde duas ou mais equipes competem entre si usando carregadores de bolas que soltam tinta ao atingir o adversário. Um jogador é eliminado quando uma bola o atinge e estoura em qualquer lugar do corpo ou do equipamento que ele usa em campo. Segundo Diogo Marson, sócio-proprietário do campo Paintpark, no bairro São Pedro, o jogo possui várias modalidades, entre elas estão a caça à bandeira, caça ao presidente e mata mata. “São várias competições diferentes, cada uma com suas regras específicas. A modalidade mais popular é a caça à bandeira”. Nesta modalidade, o objetivo é capturar a bandeira no centro do campo e levar até á base adversária. Durante a disputa, se o jogador for atingido em qualquer parte do corpo por um ‘tiro’ do time adversário, ele é eliminado. O jogo tem duração de sete a dez minutos e vence a equipe que neste tempo conseguir agarrar e levar a bandeira até a base inimiga ou ter eliminado toda a equipe adversária.

Os ‘tiros’ do jogo são de tinta, mas Diogo Marson explica que um campo de Paintball não deve descuidar nunca da segurança e do conforto dos jogadores. “Tudo deve ser regulado para proteção dos atletas. Aqui, todos são obrigados a utilizar os equipamentos de proteção que incluem luvas, pescoceiras, máscaras e coletes e quando recebemos crianças diminuímos a pressão dos tiros”.

No jogo, que promete muita adrenalina, o uso de equipamentos de segurança é essencial

Pratique

O Paintball é uma atividade que desenvolve liderança, estratégia e capacidade de raciocínio rápido, além de ser garantia de diversão. Segundo Diogo, o público que frequenta o campo é muito diversificado, “são na maioria universitários, mas também recebemos famílias, crianças, mulheres”, explica Diogo. Os campos de Paintball da cidade contam com um infra-estrutura própria para eventos de empresas, aniversários e comemoração de amigos e alguns oferecem pacotes especiais que incluem almoço, jantar, coffee-break, hospedagem e traslado. “Temos uma infra-estrutura bem legal com chuveiro quente, churrasqueira e uma área para festas e eventos”, enumera Diogo. Os preços das partidas variam de R$15 a R$30 e dependem da quantidade de bolinhas e do tempo de jogo.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Esporte

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s