Twitter: uma poderosa ferramenta de propagação da informação

Cada vez mais, as pessoas se rendem ao uso das redes sociais

Por Cíntia Guimarães

Que a internet é o meio de comunicação mais rápido que existe ninguém duvida mais. Agora com a chegada dos serviços de microblogs na internet, tudo ficou ainda mais rápido e mais disseminado. O twitter, por exemplo, além de dar voz às pessoas desconhecidas, contribui para a propagação de informação rapidamente e em tempo real.

O twitter virou mania entre apresentadores de televisão, artistas, cantores, estudantes e empresas. Tudo porque de uma forma simples, com pouco espaço, os usuários do blog passam informação respondendo a pergunta “What are you doing?” (O que você está fazendo?).

Mas, o mais curioso não está no fato das pessoas famosas chamarem a atenção com suas frases de efeito, e sim, no fato de pessoas totalmente desconhecidas chamarem a atenção pelo que dizem. Normalmente, essas pessoas têm milhões de seguidores que acompanham o que fazem e dizem essas “novas celebridades”.

Em Juiz de Fora, um twitter de blog tem chamado a atenção. Eles ainda não têm milhões de seguidores, mas para uma cidade como Juiz de Fora – com o Twitter ainda pouco disseminado, eles conseguem um número razoável de seguidores. É o BlogSupino.

O Blog Supino nasceu em 2008, a partir de um programa de rádio de seis estudantes de Comunicação Social da UFJF, na época no quinto período. Um programa humorístico com temática exclusivamente masculina ou “machista”.  Primeiro, veio o blog, que hoje chega a ter em média 100 visitas diárias, depois veio o sucesso no twitter.

Com 865 seguidores, eles chamam a atenção por causa dos assuntos inusitados, os chamados “papos de homem”. Para Thanius Sarchis, um dos criadores do programa e do blog, o twitter possibilitou a divulgação mais rápida do Blog. “Com o twitter todos sabem quando atualizamos o nosso Blog. Assim nossos leitores veem nossas postagens imediatamente. O retorno é muito mais rápido. E para o leitor é melhor, pois ele não tem que ficar toda hora indo ao nosso blog, é só nos acompanhar pelo Twitter que ele não perde nada”. ouça

Segundo Thanius, eles usam a rede basicamente para alertar os novos posts do blog. Porém, para o estudante, um ponto interessante do twitter é a proximidade com as pessoas que leem o blog. “Uma coisa interessante é que muitas pessoas gostam de conversar com a gente pelo Twitter, e ficam felizes quando respondemos. Também tem as vezes que somos retwitados ou respondidos por pessoas famosas”.

Thanius acredita ainda que o sucesso do Twitter do Blog esteja diretamente ligado ao próprio blog. “O twitter é uma maneira de quantificarmos como estamos indo. No blog, nem todo mundo comenta e, se não acessarmos nossa conta para verificar as estatísticas, não vamos saber se um post fez sucesso ou não. No twitter, sabemos quando estamos “nos holofotes”, pois as pessoas nos retwitam e nos respondem de imediato”, comenta. ouça

Empresas aproveitam o twitter para divulgar a marca

Com a agilidade proporcionada pelo Twitter, muitas empresas e microempresas têm apostado na novidade para ganhar mercado e ficar, cada vez mais, próximo do seu cliente direto.

É o que fez a Chico Rei, empresa de camisetas personalizadas de Juiz de Fora. Segundo André Porteira, sócio-gerente da empresa, eles começaram a usar o Twitter por curiosidade e deu certo. “Era uma ferramenta nova e não tínhamos nenhuma informação de como poderia ser usada dentro da empresa, para nossa surpresa, ele se mostrou uma ótima ferramenta no contato direto com o cliente, um contato ativo que se difere muito do e-mail”.

André ressalta ainda que o twitter é uma comunicação aberta e passa uma confiança na relação com os clientes, um elogio que um cliente faz, por exemplo, pode ser lido por qualquer um. ouça

Outra vantagem do twitter, segundo o sócio-gerente da Chico Rei, é o feed-back. “Sem dúvidas o Twitter é uma forma de divulgação, mas muito além disso, ele possui a vantagem de ter um feed-back, temos a respostas dos clientes na hora”.

Ainda segundo André o twitter se tornou uma ferramenta muito eficiente de marketing. Porque com a utilização do microblog se cria um link mais rápido de interação com os clientes. Dessa forma, os clientes sabem da novidade instantaneamente e podem opinar sobre tudo. “Já fazíamos promoções nacionais, o que diferenciou com o uso do Twitter foi a velocidade com que a promoção é espalhada e o tempo de resposta. Assim que fazemos uma promoção no mesmo momento já vemos ela dar resultados”. ouça

André conta ainda que a forma de “twittar” mudou muito desde quando o Twitter foi criado, as pessoas perceberam que vale mais falar de coisas interessantes do que falar o que está fazendo, ao responder à pergunta “What are you doing?”. “Um bom tweet deve ser interessante, deve prender a atenção da pessoa. Ninguém quer ler “estou bebendo água”, acredito que as pessoas estão aprendendo que postar conteúdo é mais interessante”. Talvez venha daí o grande sucesso do Twitter.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Ciência & Tecnologia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s