Pesquisa da UFJF visa a criação de novas políticas industriais no Brasil

Por Anelise Polastri Ribeiro

O Laboratório de História Política e Social da UFJF está desenvolvendo o  “Estudo Comparativo de políticas industriais: as trajetórias do Brasil, Argentina, México, Coréia do Sul, EUA, Espanha e Alemanha” . A pesquisa está sendo realizada em conjunto com a UFMG e é proveniente de uma contratação  da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. A entidade visa promover a produção e a discussão de políticas industriais para o Brasil.

Segundo o professor Dr. e pesquisador Eduardo Condé, o objetivo é fazer uma análise comparativa entre os modelos de Pesquisa em Desenvolvimento e Inovação aplicados nesses países, atentado para quais setores econômicos recebem os maiores investimentos.  Para isso foi escolhido o  período de 1998 a 2008.

A partir desse recorte, visa-se produzir um diagnóstico das políticas industriais de cada um . “A idéia é que, por meio dessa comparação, a gente possa produzir uma reflexão para o Brasil, tentando mostrar de que maneira o país pode aprender com as experiências internacionais, com relação à política industrial”, ressalta o pesquisador.

Condé relata que é preciso cuidado ao fazer essa comparação, já que os países têm estratégias econômicas diferentes. Assim, deve-se atentar para as particularidades do modelo de cada um. “Procuramos aproximar o Brasil do México e da Argentina, estudar a Coréia do Sul como um caso asiático, a Alemanha e Espanha como um caso da Comunidade Européia e os  EUA como um caso anglo-saxão”.

A pesquisa é coordenada pelo Prof. Dr. Ignácio Delgado, do departamento de História e conta com quatro professores pesquisadores, seis bolsistas e dois voluntários. Tem a duração de um ano, devendo ser concluída no início de 2010.

Ao longo dos estudos, são produzidos relatórios temáticos, apresentados em discussões de políticas industriais em Brasília. Os seis relatórios estarão disponibilizados, em breve, no site da ABDI, www.abdi.com.br, sendo que o primeiro já pode ser consultado.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Ciência & Tecnologia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s