Triatleta juizforano é destaque em competição internacional

Por Anelise Polastri Ribeiro

Após ter alcançado a 3° posição na categoria Elite do Campeonato Pan-Americano de Duathlon, que ocorreu na última segunda- feira, em Cali, Colômbia, Marcos Hallack segue invicto em busca de mais uma conquista em sua carreira. O próximo desafio é a última etapa do Circuito Long Distance- 2009, em Pirassununga, São Paulo.

Marcos Hallack

Marcos Hallack

Apesar da diferença climática, o juizforano Marcos Hallack e os outros quatro brasileiros participantes, conseguiram excelentes colocações no Campeonato Pan-Americano. A prova teve as mesmas medidas do Mundial de Duathlon: 10 quilômetros de corrida, 40 quilômetros de ciclismo e mais cinco quilômetros de corrida. O evento contou com mais de 150 atletas de vários países, dentre  EUA, Argentina, México, Equador, Chile, Colômbia e Venezuela.

No momento, o triatleta está confiante para a etapa de Pirassununga, no dia 22 de novembro. O Thriatlon Long Distance é a prova mais importante de meio Iron Man do Brasil. Consta de nada menos do que dois quilômetros de nado, 90  de pedalada e 21 de corrida. Serão mais de 700 atletas participantes.

O percurso fica dentro da Academia da  Força  Aérea. Segundo Marcos, que participa do circuito pela quinta vez, trata-se de uma prova mais tranquila, muito boa para iniciantes, já que não há muitas subidas ou descidas, e o nado é feito em um lago, o que facilita muito, devido a  ausência de ondas. O apoio aos atletas também muito bom. “Durante a prova é distribuído água, Coca-Cola, bolo, castanhas, nozes, laranja, isotônico, tudo para que ninguém fique com fome”, comenta o atleta.

Marcos irá competir na categoria Elite, para a qual são selecionados os melhores competidores. Outros quatro atletas de Juiz de Fora, treinados por ele, também irão participar do Long Distance. São eles: Pablo Casadio, na categoria 20-24 anos; Alexander Gomes, na categoria 35-39 anos; Március Itaborahy, na de 40-44 anos e Rosemberg Fajardo, na de 45-49 anos.

Amor e dedicação

Para atingir boas colocações no atletismo, é necessário muito esforço, dedicação e persistência. O bom resultado não aparece de um mês para o outro.

Marcos começou a praticar thriatlon aos 14 anos. Ele alerta os interessados na modalidade que o bom desempenho é alcançado gradualmente. O segredo está, sobretudo, no amor pelo esporte e pelo estilo de vida que este permite. “Hoje, se fico sem fazer um esporte, me sinto mau, não é o meu dia normal. Eu tenho que acordar e fazer alguma atividade física. Eu amo nadar, pedalar e correr. Muita gente me pergunta qual eu gosto mais. Eu não sei, pois não consigo ficar sem nenhuma das três modalidades. Já é uma coisa que faz parte de mim. Como eu escovo os dentes, que nem eu como, eu faço esporte. Se eu ficar sem comer, eu vou passar mau, se ficar sem escovar os dentes, vou ter cárie e se ficar sem fazer esporte, vou ficar louco”, brinca Marcos.

Esforço e sucesso

O esportista conta que treina de 12 a 15 vezes por semana, em uma média de duas a três vezes por dia. “Costumo descansar por uma vez a cada quinze dias ou após uma prova mais difícil, como a que competi na Colômbia. Treino muito e, além disso, faço um trabalho complementar, com a ajuda de um fisioterapeuta e  um treinamento funcional, para ganhar força muscular a fim de aguentar a carga de treino. Faço em média quatro treinos de natação por semana, quatro de bicicleta e cinco de corrida”.

Segundo Marcos, para ser um bom triatleta é preciso ter uma boa preparação nas três modalidades, o que leva em média seis anos de treino sério. No entanto, deve-se tomar muito cuidado com as lesões provocadas pelo excesso de esforço físico.

Deixe um comentário

Arquivado em Esporte

Deixe um comentário

