PROCON orienta sobre compras no Natal

Consumidor deve ficar atento na hora de levar os produtos para casa

Por Lílian Máximo

 

Todo final de ano é a mesma coisa: correria e muito tumulto na hora de comprar os presentes de Natal. No meio de tanta confusão, muitos consumidores acabam comprando por impulso e esquecendo de tomar alguns cuidados básicos que, depois, podem livrá-los de muita dor de cabeça.

Nessa época, os lojistas fazem de tudo para atrair clientes: vitrines chamativas, muita variedade de produtos e promoções. Entretanto, a Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON), orienta que antes de achar que determinada loja está oferecendo um super desconto, é importante pesquisar em outros estabelecimentos comerciais e refletir se as vantagens oferecidas realmente atendem às necessidades de quem compra e se agrada quem vai ser presenteado.

Outra questão que pode causar muitas discussões depois é a possibilidade de troca. Nem todas as lojas são obrigadas a trocar produtos que estejam em liquidação. Além disso, a troca de itens que foram comprados em promoção pode ser mais complicada, uma vez que, por estarem com preços abaixo do normal, ficam escassos nas prateleiras.

A tendência é que o movimento aumente cada vez mais

A vitrine também merece atenção dos consumidores. Segundo o PROCON, os produtos expostos devem conter os preços afixados de maneira clara e legível, com o valor à vista e a prazo, além do valor das parcelas. Além disso, é importante sempre pedir a emissão da nota fiscal. Ela será a melhor aliada e poderá garantir a segurança do consumidor em caso de algum problema com a loja onde o produto foi adquirido.

Todos esses cuidados são simples e fáceis de serem tomados, porém a melhor maneira de fazer as compras tranquilamente e não ter nenhum tipo de dor de cabeça depois é procurar comprar os presentes sempre com antecedência. Para a gerente de uma loja no centro da cidade, Maria Duarte, é muito difícil para os comerciantes manter um bom atendimento na véspera do Natal. “Muitas pessoas chegam para comprar no dia 24, quando a loja já está lotada. Desse jeito, não podemos dar o tipo de atendimento que seria feito se ela estivesse vindo uma semana antes. Sempre pedimos para que não deixem para a última hora”, diz a gerente.

Faltando pouco mais de um mês para o Natal, é importante se apressar. Quem ainda não começou, agora é a hora de aproveitar, garantir os presentes da família toda e, claro, começar 2010 sem nenhum tipo de preocupação.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Cotidiano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s