UFJF terá TV digital

Por Lílian Máximo


Na última segunda-feira, 16, o Ministro das Telecomunicações, Hélio Costa, esteve presente em Juiz de Fora para a assinatura do termo de doação de um Telecentro para a Universidade Federal de Juiz de Fora. Na ocasião, foi declarado também que a UFJF receberá uma concessão de canal digital para a implantação de uma TV Educativa.

O evento reuniu, além do Ministro, o Reitor Henrique Duque, o Presidente da Câmara Bruno Siqueira, o ex-prefeito Tarcísio Delgado e diversas outras autoridades no Museu de Arte Moderna Murilo Mendes (MAMM). O objetivo do encontro dessa semana era o de assinar a concessão para a TV e Rádio Universitárias. Porém, com a possibilidade de implantação de uma TV digital e não uma analógica, como era previsto, a assinatura ficou para a próxima segunda-feira.

Para o diretor de Comunicação da Universidade, Kleber Ramos, o objetivo desses novos canais de comunicação é transmitir programas da UFJF, focando sempre no ensino, na pesquisa e na extensão. Tanto a TV, quanto a Rádio, serão espaços institucionais para todos os alunos e não apenas para estudantes do curso de Comunicação Social ou Artes. A expectativa é de que já no ano que vem, ambos os meios possam estar funcionando.

Telecentro

Com a assinatura do termo de doação de um Telecentro para Juiz de Fora, a cidade conseguirá ampliar e tornar mais democrático o acesso à internet, já que vai contar com mais 16 espaços virtuais para toda a comunidade. De acordo com o Ministro Hélio Costa, o Telecentro da UFJF contará com dez computadores, além de projetores de DVD, telão e conexão de internet banda larga.

Todas essas ações fazem parte do programa do Governo Federal para ampliar, ainda mais, o acesso à internet pelos jovens e estudantes. Segundo Hélio Costa, a intenção é fazer com que todas as pessoas possam ter condições de ter seu próprio computador em casa e fazer uso da internet. “Antes, o custo de um computador era por volta de quatro mil reais. Hoje, esse mesmo aparelho já pode ser adquirido por 800 reais. Agora, a nossa meta é fazer com que as famílias consigam comprar o seu próprio computador por até 400 reais”, afirma o ministro.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Ciência & Tecnologia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s