Juiz de Fora realiza 1ª Copa Poupança Jovem

Por Lílian Máximo


Desde o último dia oito de novembro, alunos das escolas estaduais de Juiz de Fora estão disputando a 1ª Copa de Futsal Poupança Jovem. Ao todo, são 32 colégios participantes e 320 alunos, beneficiados pelo programa do Governo do Estado de Minas Gerais.

Para um dos organizadores do evento, o educador social Leonardo Novais, a idéia principal é integrar esses estudantes através do esporte. “Todas as escolas estaduais da cidade que possuem o primeiro ano do Ensino Médio estão participando. Os alunos gostaram muito da idéia e estão bem motivados”, afirma o organizador.

Segundo Leonardo, mais do que promover o lazer, a Copa também busca incentivar os estudantes dentro de sala de aula e aumentar o contato com a família de cada um deles: “Apenas aqueles que são beneficiados pelo programa Poupança Jovem,  frequentes às aulas e que possuem boas notas, podem jogar representando suas escolas. Em alguns times, os pais dos próprios alunos são os técnicos, o que mostra a nossa integração também com a família desses alunos”.

Alunos de diversas escolas estaduais da cidade estão participando das partidas

Jeferson Nogueira é estudante do primeiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual Cândido Mota. Para ele, a idéia do evento é muito boa e não pode parar por aqui. “Achei super legal e, assim como temos o futsal, poderia ter disputas de vôlei, futebol de campo e outros esportes”. Porém, o melhor da Copa, segundo o aluno, é o clima de alegria e amizade. “Com os jogos, deixou de ter rixa em muitos bairros. Aqui todo mundo é amigo, não tem briga, só esporte mesmo”, conta.

A primeira fase teve fim no último fim de semana, dia 15, e a próxima começa no dia 22. Os jogos estão sendo realizados no Ginásio do Tupi, sempre aos domingos. No final, serão entregues medalhas simbólicas para os segundos e terceiros lugares e um troféu para a equipe campeã.

Poupança Jovem

O programa Poupança Jovem é um projeto social, voltado para jovens de baixa renda matriculados nas escolas públicas do Estado e tem como meta atender 50 mil alunos até o ano que vem.

Os estudantes contam com atividades extracurriculares e culturais, além de cursos de qualificação profissional. Em contrapartida, recebem uma poupança no valor de três mil reais, a ser sacada após a conclusão do Ensino Médio. Atualmente, são atendidos pelo projeto os municípios de Ribeirão das Neves, Ibirité, Sabará, Esmeraldas, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros e Teófilo Otoni.

Confira a tabela de jogos da segunda fase da Copa Poupança Jovem

2ª FASE – 22/11/2009
Jogo A 9:30 hs. Instituto Estadual de Educação ___ x____ E. E. Antônio Carlos
Jogo B 10:10 hs. E. E. Fernando Lobo ____ x____ E. E. Juscelino  Kubitscheck
Jogo C 10:50 hs E. E. Delfim Moreira ____ x____ E. E. Maria Iydia
Jogo D 11:30 hs. E. E. Ali Halfeld ____ x____ E. E. Marechal Mascarenhas
Jogo E 12:10 hs. E. E. Clorindo Burnier ____ x____ E. E. Dilermano Costa Cruz
Jogo F 12:50 hs. E. E. Presid. Costa e Silva ____ x____ E. E. Coronel Ant. Alves Teixeira
Jogo G 13:30 hs E. E. Sain’t Clair ____ x____ E. E. Patrus de Souza
Jogo H 14:10 hs. E. E. Almirante Barroso ____ x____ E. E. Hermenegildo Villaça

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Webjornalismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s